quinta-feira, 29 de abril de 2021

SÓCRATES DE ATENAS


     

                             

            Com o pensamento envolto

            pela bruma invisível da virtude,

            da ética e da filosofia moral,

            fundamentou sua existência

            no memorável lema:

            “conhece-te a ti mesmo!”

 

            A pureza de sua alma liberta,

            desconhecia preconceitos ignóbeis:

            dialogava com pobres, ricos, mulheres,

            escravos... Daí a razão de ser taxado

            pelos detentores do poder:

            “perversor da juventude”;

            custando-lhe isso,

            o holocausto da própria vida.

 

            Buscava ao raiar de cada dia,

            o aprimoramento da virtude...

            Viveu com humildade,

            notadamente reconhecida

            em sua imorredoura frase:

            “Tudo o que sei é que nada sei!”

 

            Nada deixou escrito...

            Talvez, em sua sapiência,

            desejasse trazer à luz que,

            mais do que as letras,

            os atos e os exemplos ficam.

 

            Perece, assim, o grande sábio:

            serenamente, sem recusar a taça

            do amargo e cruel veneno;

            mas seu exemplo de vida e sua doutrina

            ficarão como obra imortal

            na galeria dos eternos,

            que o tempo jamais ruirá.



                                           
Antenor Rosalino

6 comentários:

  1. Olá, estimado Antenor!

    Espero que esteja bem de saúde, tal como restante família e espero também que já tenha levado a 1ª toma da vacina contra a Covid-19. Sei que por aí as coisas estão ruins e atrasadas, mas com serenidade e honestidade tudo se consegue.

    Como que então, Sócrates, sua vida e obra. Fiquei deslumbrada com o seu talento poético. Sim, Sócrates foi um importante filósofo da Antiga Grécia, que muito fez a favor da ciência, mas não se achava superior a ninguém. Um pouco "louco", como todos sabemos, mas nos deu uma grande contribuição na cultura. Morreu como desejou.

    Abraços e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu.
      Embora eu tenha perdido um irmão e dois cunhados por conta da pandemia, estamos indo bem e espero o mesmo em relação a você e seus entes queridos. Já tomei sim as duas doses da vacina e minha esposa também.
      De fato, por aqui há vultuosos casos da Covid-19, mas, aos poucos, todos os munícipes vem sendo vacinados. E é muito acertado o seu pensar sobre a necessidade da serenidade principalmente nesse momento crucial mas que, com a graça de Deus, não demorará a passar.
      Relativamente ao meu poema, indubitavelmente, Sócrates deixou exemplos dos mais dignos de humildade, tanto quanto seus profundos e belos pensares acerca do homem e do mundo.
      Muito obrigado por tudo, amiga. Honra-me a sua amizade, e seu incentivo é sempre importante para a continuidade dos meus escritos.
      Caloroso e fraterno abraço, com votos de ótimo domingo para você também e família.

      Excluir
    2. Olá, estimado amigo Antenor!

      Fico feliz por se encontrarem bem e já terem tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. Eu julgo estar para breve.

      Lamento a perda de seus familiares a favor da maldita Covid.

      Eu estou bem, mas meus pais morreram cedo e não tenho irmãos, nem irmãs e por opção, tb não tenho filhos. Tios e tias tb já faleceram entre os 60 e os 70 anos e portanto só me restam uma dúzia de primos e primas, que nem sei onde moram, mas sou feliz desse jeito.
      Adoro a minha profissão, professora, e preencho meus tempos livres como me dá prazer e a escrita e a dança são meus amores.

      Beijos para todos vocês e bom domingo, aqui dia da Mãe.

      Excluir
    3. Olá, Céu.
      Muito lhe agradeço pela solidariedade e lamento também pela perda tão prematura de seus pais. Felizmente você tem muita sensatez e vive feliz. É o que lhe desejo sempre.
      Obrigado, de coração. Forte abraço e ótima semana.

      Excluir
  2. Boa tarde Antenor!

    Poema brilhante, Sócrates foi o mais sábio entre todos os homens da época, mesmo estando em constante aprendizado admitia que não sabia nada. Precisamos desse Socrátes para liderar o meu Páis.
    Boa semana de Maio pra ti!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Smareis.
      Fico feliz em saber que tenha gostado da homenagem e são muito acertivos os seus dizeres sobre Sócrates. Dificilmente a humanidade terá alguém possuidor de tantos méritos e humildade.
      Muito obrigado, amiga. E que o mês de maio lhe seja também promissor e feliz.
      Grande e fraterno abraço.

      Excluir