Com o pensamento envolto
pela bruma invisível da virtude,
da ética e da filosofia moral,
fundamentou sua existência
no memorável lema:
“conhece-te a ti mesmo!”
A
pureza de sua alma liberta,
desconhecia preconceitos ignóbeis:
dialogava com pobres, ricos, mulheres,
escravos... Daí a razão de ser taxado
pelos detentores do poder:
“perversor da juventude”;
custando-lhe
isso,
o
holocausto da própria vida.
Buscava ao raiar de cada dia,
o
aprimoramento da virtude...
Viveu com humildade,
notadamente reconhecida
em sua imorredoura frase:
“Tudo o que sei é que nada sei!”
Nada deixou escrito...
Talvez, em sua sapiência,
desejasse trazer à luz que,
mais do que as letras,
os atos e os exemplos ficam.
Perece, assim, o grande sábio:
serenamente, sem recusar a taça
do amargo e cruel veneno;
mas seu exemplo de vida e sua doutrina
ficarão como obra imortal
na galeria dos eternos,
que o tempo jamais ruirá.
Antenor
Rosalino
Olá, estimado Antenor!
ResponderExcluirEspero que esteja bem de saúde, tal como restante família e espero também que já tenha levado a 1ª toma da vacina contra a Covid-19. Sei que por aí as coisas estão ruins e atrasadas, mas com serenidade e honestidade tudo se consegue.
Como que então, Sócrates, sua vida e obra. Fiquei deslumbrada com o seu talento poético. Sim, Sócrates foi um importante filósofo da Antiga Grécia, que muito fez a favor da ciência, mas não se achava superior a ninguém. Um pouco "louco", como todos sabemos, mas nos deu uma grande contribuição na cultura. Morreu como desejou.
Abraços e um bom domingo.
Olá, Céu.
ExcluirEmbora eu tenha perdido um irmão e dois cunhados por conta da pandemia, estamos indo bem e espero o mesmo em relação a você e seus entes queridos. Já tomei sim as duas doses da vacina e minha esposa também.
De fato, por aqui há vultuosos casos da Covid-19, mas, aos poucos, todos os munícipes vem sendo vacinados. E é muito acertado o seu pensar sobre a necessidade da serenidade principalmente nesse momento crucial mas que, com a graça de Deus, não demorará a passar.
Relativamente ao meu poema, indubitavelmente, Sócrates deixou exemplos dos mais dignos de humildade, tanto quanto seus profundos e belos pensares acerca do homem e do mundo.
Muito obrigado por tudo, amiga. Honra-me a sua amizade, e seu incentivo é sempre importante para a continuidade dos meus escritos.
Caloroso e fraterno abraço, com votos de ótimo domingo para você também e família.
Olá, estimado amigo Antenor!
ExcluirFico feliz por se encontrarem bem e já terem tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. Eu julgo estar para breve.
Lamento a perda de seus familiares a favor da maldita Covid.
Eu estou bem, mas meus pais morreram cedo e não tenho irmãos, nem irmãs e por opção, tb não tenho filhos. Tios e tias tb já faleceram entre os 60 e os 70 anos e portanto só me restam uma dúzia de primos e primas, que nem sei onde moram, mas sou feliz desse jeito.
Adoro a minha profissão, professora, e preencho meus tempos livres como me dá prazer e a escrita e a dança são meus amores.
Beijos para todos vocês e bom domingo, aqui dia da Mãe.
Olá, Céu.
ExcluirMuito lhe agradeço pela solidariedade e lamento também pela perda tão prematura de seus pais. Felizmente você tem muita sensatez e vive feliz. É o que lhe desejo sempre.
Obrigado, de coração. Forte abraço e ótima semana.
Boa tarde Antenor!
ResponderExcluirPoema brilhante, Sócrates foi o mais sábio entre todos os homens da época, mesmo estando em constante aprendizado admitia que não sabia nada. Precisamos desse Socrátes para liderar o meu Páis.
Boa semana de Maio pra ti!
Abração!
Bom dia, Smareis.
ExcluirFico feliz em saber que tenha gostado da homenagem e são muito acertivos os seus dizeres sobre Sócrates. Dificilmente a humanidade terá alguém possuidor de tantos méritos e humildade.
Muito obrigado, amiga. E que o mês de maio lhe seja também promissor e feliz.
Grande e fraterno abraço.