quinta-feira, 16 de abril de 2020

O CREPÚSCULO E O LUAR

    
       


    A tarde grafita a luz crepuscular
    Sob transparentes penumbras
    De rendas e cetins
    Em perfeita glória escarlate.

    Afugento-me da ventania
    E espero o plenilúnio
    De noites estreladas
    Que revestem sonhos na madrugada.

     De repente uma penumbra triste
     Chega navegando mansamente
     Com esboços de rostos queridos
     Na minha solidão doída.

      No cinza da grande cidade
      A  noite reluzente abraça a Terra
      Sigo então minha sina
      Eu e o luar somente.
  


                            Antenor Rosalino









18 comentários:

  1. Boa tarde. Mais um poema perfeito! Parabéns Poeta!
    -
    A esperança constrói-se devagar...
    -
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cidália.
      Muito lhe agradeço pela apreciação.
      Afetuoso abraço.

      Excluir
  2. Perfeição de poema, revestido de sensibilidade e emoção!
    Beijos fraternos!

    ResponderExcluir
  3. É sempre motivo de júbilo saber que nosso trabalho não está sendo em vão, Lúcia. Muito obrigado por proporcionar-me a alegria desta apreciação.
    Terno abraço e ótimo domingo.

    ResponderExcluir

  4. Bela é a Natureza, como descreve.
    Sem dúvida.
    Mas depois lá Verão, Outono, Inverno...
    A seguir a um problema grave, vem outro.
    Como vão viver milhares de famílias, quando passar a epidemia?
    O que eu vejo é que as bancas mundiais não abalam e nem um tostão dão, por solidariedade.

    O FMI deve estar as esfregar as mãos.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indubitavelmente sim, Vieira. É por demais preocupante o que o futuro nos reserva após a epidemia, pois nem mesmo na realidade presente está havendo a sensatez e solidariedade devida.
      Agradeço-lhe pelo gentil comentário e lhe desejo boa semana.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir
  5. Feliz com seu comentário, só tenho a lhe agradecer, Lucinalva.
    Abraço do Antenor.

    ResponderExcluir
  6. Um poema muito bem escrito e bastante erudito, Antenor!

    O crepúsculo e o luar dominam seu escrito, sua alma, mas as rendas, os cetins de tom e cetim de tom escarlate, fazem criar em você e em nós, leitores, esperança em dias melhores.

    Você segue sozinho até um dia, pois o hoje nunca é igual ao amanhã.

    Abraços e aguardemos dias muito melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lhe agradeço por seu gentil comentário, Céu. É um valioso incentivo para que eu continue com minhas inventividades poéticas e traz esperanças para melhores dias, em face dessa pandemia que assola e angustia o mundo.
      Grande e fraterno abraço.

      Excluir
    2. Oi, Antenor!

      Agradeço muito as palavras gentis no meu blog.

      Agora, já aposentado, você se pode dedicar quase que totalmente à escrita e ao lazer, em geral, para que a vida fique ainda mais livre e leve.

      A pandemia ha de passar, pois as anteriores não ficaram no mundo para sempre. Temos de ser obedientes, colaborar e nos preservar.

      Viu o vídeo que coloquei no meu blog? É de uma famosa novela brasileira, que passou em Portugal. Gostei imenso de a seguir.

      Um grande abraço sem vírus.

      Excluir
    3. Olá, Céu!
      Os agradecimentos são todos meus pela honra e alegria que me proporcionou com a generosidade de seu comentário.
      Sim, amiga, sou aposentado, mas, diariamente, no período da tarde, presto serviços como assistente administrativo na Academia Araçatubense de Letras, além de participar de eventos culturais; mesmo assim, é claro, tenho bastante tempo para dedicar-me à escrita, à leitura e ao lazer.
      Você é muito sensata nas suas observações sobre a pandemia e a minha concordância é total às suas sábias ponderações.
      O vídeo é fantástico e emoldura o seu belíssimo poema.
      Distante de vírus, fique com meu abraço de carinho e admiração.

      Excluir
  7. No meu 1º comentário que deixei no seu blog, andei a me repetir e às voltas com o cetim -rs. Não deveria, pois sou Professora de Português de alunos pré-universitários. Minhas desculpas!

    Seja feliz, apesar dos pesares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que se desculpar, amiga. É compreensível.
      Sobretudo, é notória a sua apurada educação, cultura
      e sapiência.
      Repriso os meus agradecimentos pelo seu honroso
      comentário que me deixou muito feliz.
      Felicidades a você também e um grande abraço.

      Excluir
  8. Muitas vezes a tarde grafita mesmo em nosso coração...uma espécie de poema...que traz sentimentos alheios. abraços meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lia, uma estranha felicidade insurge no crepúsculo vespertino. Acredito que isso ocorra, principalmente,nos corações poéticos.
      Retribuo o abraço e lhe agradeço pelo lindo comentário.

      Excluir