quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PREFERÊNCIAS LITERÁRIAS


                           


Num desses meus devaneios literários, um pouco distante da poesia que me fascina, tive observando que a maioria das pessoas gosta de ler, preferencialmente, textos que trazem assuntos atuais, principalmente, quando esses as fazem pensar sobre certas circunstâncias que elas próprias vivenciam.
  Tenho observado, sobretudo, que há muitos sites que trazem sempre os mesmos assuntos, cuja falta de diversidade denota cabal falta de criatividade dos autores, muitos dos quais, parecem até mesmo não possuírem um estilo literário próprio. E isso decorre porque o autor se acomoda e não busca aprimoramentos, talvez devido ao receio de ser criticado e escrevem, na verdade, por imposição.
  A fidelidade ao estilo literário buscando sempre o melhor e a aceitação às críticas é o fundamento maior dos grandes autores e daqueles que possuem coerência descritiva.
  Não há dúvida de que os textos mais aceitos são escritos com o máximo de clareza e simplicidade, e se os mesmos são atuais, ganham muito mais admiração.
  Entretanto, de acordo com o tema, certos escritos precisam trazer um pouco mais de glamour, certas palavras diferenciadas.
 A poesia, por exemplo, se torna mais bela quanto maior for a exaltação às coisas inexistentes, distantes da mesmice vocabular do cotidiano. Isso não quer dizer falta de simplicidade, mas sim, sapiência, ou seja, conhecimento do que se faz, capacidade poética e diversidade intelectual.
  O ideal seria se todos escrevessem assuntos dos mais interessantes e diversificados, de acordo com nossas preferências, mas cada escritor tem seu estilo próprio, razão pela qual, isso se torna impossível.
  A literatura nada mais é do que aquilo que um país está fazendo, principalmente na arte literária, durante um determinado tempo. Logo, o trabalho do escritor é dos mais importantes por ser ele um criador de estilos que irá se perpetuar pelo tempo, como as diversas fases literárias das quais temos conhecimento.
    O clamor do povo por temas atuais é interessante, desde que não se crie um vácuo entre o que se deseja ler e outros tipos de leitura que, uma vez descobertas, concedem aventuras das mais pitorescas, instrutivas e até eletrizantes. Assim, e só assim, seremos contemplados com esse tesouro que é a literatura em seus diversos ângulos de estilos.



                                                                      Antenor Rosalino
                                                                   

4 comentários:

  1. Folgo em saber que tenha gostado, Cidália. Muito obrigado, inclusive pelos votos que são recíprocos. Afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  2. Relevante texto com verdades necessárias ao mundo letrado, amei!
    Beijos e feliz carnaval!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua apreciação é muito importante para mim, Lúcia. Com meus agradecimentos desejo-te, igualmente, um ótimo carnaval. Um terno abraço.

      Excluir