domingo, 1 de outubro de 2023

NATUREZA

 

    A natureza em silêncio

    Escuta os meus desabafos,

    E eu ouço os seus conselhos

    No mistério dos seus atos.

 

    Às vezes me desafia

    Nas entranhas do meu ser,

    Mas é minha companheira...

    Oh! Anjo do meu viver!

 

    Maravilhado pelo perfeccionismo

    Disseminado por sua beleza infinda

    Que espelha a vida,

 

    Curvo-me em reverência

    À minha idiossincrasia,

    Perpetuando a criação de Deus

    No viço dos dias meus.

 

                Antenor Rosalino

 

6 comentários:

  1. gostei muito deste poema. Parabéns poeta!!
    .
    Se a vida fosse fácil ...

    Beijos. Bom Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cidália.
      É sempre uma alegria receber os seus comentários. Que bom saber que tenha gostado de mais essa minha ousadia poética.
      Muito obrigado e um terno abraço.

      Excluir
  2. Olá, Antenor, a natureza me emociona pela beleza, pela grandiosidade e que nem tenho palavras! Somos um grão de arroz, e assim mesmo conseguimos destruí-la com a nossa incapacidade de preservá-la.
    Belíssimo e de muita sensibilidade esse seu poema, amigo! Há uma gratidão infinita nele! Aplausos daqui!!

    "A natureza em silêncio
    Escuta os meus desabafos,
    E eu ouço os seus conselhos
    No mistério dos seus atos."

    Um bom domingo e uma ótima semana!
    Meu carinho e um grande abraço daqui do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tais.
    A natureza também toca muito os meus sentimentos e, por vezes, parece até que a vejo em gigantesco caleidoscópio.
    É muito acertado o seu pensar sobre a pequenez do homem e que, mesmo assim, não preserva a natureza, pelo contrário, a destrói.
    As suas lindíssimas ponderações fizeram-me lembrar da seguinte citação de Shakespeare"Homem, orgulhoso homem, que, revestido de tão pequenina e passageira autoridade, empreende tão fantásticas missões perante os céus que fazem os anjos chorarem".
    Enterneceu-me a sua singeleza em repostar a primeira estrofe do poema e, com esse sentir, permisto com eterna gratidão, espero que a semana lhe seja profícua de alegrias e paz
    Afetuoso abraço, desde Araçatuba até sua encantadora Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  4. "Às vezes me desafia
    Nas entranhas do meu ser,
    Mas é minha companheira...
    Oh! Anjo do meu viver!"

    Olá, meu caro Antenor, transcrevi parte desse seu belo
    poema (com a sua licença), por ter gostado de todo ele,
    poema que certamente nasceu de um momento de
    sensibilidade e ternura. Um belo desabafo feito com
    maestria pelo ilustre poeta.
    Meus votos de um excelente final de semana, com muita
    inspiração e com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado Pedro.
      Li a sua transcrição que me deixou um tanto feliz, pois denota a sua cabal apreciação aos meus escritos.
      Nesse poema desejei sim fazer com que transparecesse o meu mais profundo devotamento à natureza, da qual o homem se distancia cada vez mais, resultando daí as catástrofes relacionadas aos fenômenos naturais, mas que, em sua grande maioria poderiam ser evitados.
      Muito me honra o seu belo comentário e lhe agradeço de coração.
      Seja sempre feliz e fique com meu cordial e fraterno abraço.

      Excluir