A poesia brasileira
atual está de acordo com o modernismo vigente. Segue os mesmos rumos da
literatura em suas transmutações de acordo com o pensamento e o sentimento das
pessoas em todo o mundo.
Os poetas têm esse
poder, através das gerações, de mudar e criar estilos líricos, e cada época tem
o seu brilhantismo nesse sentido. Hoje, o vocabular continua rico. Não traz
contextos de muitas meditações como no passado, os mesmos são breves, mas, mesmo
assim, sem grandes extensões, são envolventes e tocam profundamente o coração
do leitor.
Relativamente à música, esta sim,
perdeu muito a qualidade e os poetas que se envolvem na música atual tendem,
por conseguinte, a perder o glamour de seus escritos. A música, entretanto,
mesmo sem qualidade, como a maioria que ouvimos na atualidade, diferentemente
da poesia, não perdeu apreciadores.
Atribuo isso,
principalmente, ao fato dos educadores não incentivarem a poesia nas escolas.
Se a criança cresce sem nunca ter ouvido uma declamação poética e sem a
orientação devida para a mensagem que a poesia traz, certamente não irá se
entusiasmar em ler nada a respeito. A música e a poesia sempre estiveram lado a
lado, mas, está havendo esse crescente distanciamento , e algo precisa ser
feito para o resgate da união dessas artes que nos falam ao coração.
É evidente que,
tanto na música como na poesia e em todos os segmentos das artes em geral,
existem aqueles que se destacam mais e até bem mais que outros. Porém, a
essência e o fundamento maior da proposta artística, em suas respectivas áreas,
vêm se perpetuando e, se não agrada a alguns, agrada a outros. E essa
pluralidade de ângulos e pontos de vista tem o seu lado positivo, e é
enriquecedora, pois é a partir daí que os valores são repensados e a arte em
todas as esferas pode atingir o seu pináculo, ao tempo em que nos traz alegria
pelo fato de enfeitarem o mundo e nos mostrar a vida em seu movimento mágico de
beleza e complexidade.
Insisto na ideia
de que, as escolas tanto públicas como particulares, deveriam introduzir em
suas didáticas a poesia. Criar meios para que os alunos venham a ter prazer de
ler palavras substituídas por outras, a consultar o dicionário com frequência
em casos de dúvidas. Mostrar que o dicionário não só ensina o significado dos
vocábulos, mas faz com que a pessoa interessada paulatinamente vá enriquecendo
o seu vocabulário.
Um outro fator
importante, é saber declamar uma poesia.
É preciso que as pontuações sejam seguidas à risca e o declamador sinta
e saiba o que está dizendo, afim de que o pensamento possa transmitido de modo
correto com o glamour que toda poesia requer. Se houver esse interesse nos
jovens estudantes, certamente a música também ganhará maior qualidade, mesmo porque,
é pelas letras que se começa entender o mundo em suas nuanças e tão profundas
diversidades, tanto nas artes como em tudo o que há.
Autoria: Antenor Rosalino
Imagem da internet
Olá, Antenor. Concordo plenamente com você. Acho que a mídia é boa, mas ao mesmo tempo, hoje em dia há tantas poesias na rede que a gente fica até tonto! Tudo é rápido, tudo é muito! E isso faz com que os poemas caiam na rede e se percam...
ResponderExcluirAbraços!
Oi, Ana! Também concordo contigo no que se refere à mídia e à extensa quantidade de poesias publicadas. Cabe ao leitor selecionar os poetas que mais lhe agradam, mas mesmo assim, são tantos os textos que chega a ser enfadonha tal seleção. A rapidez também é outro fator que desagrada pois, muitas vezes, belas obras não são vistas, devido à agilidade do processo, e outros textos sem qualidade tomam o lugar daqueles.
ExcluirMeus agradecimentos por comentar e receba o meu abraço de carinho.