sexta-feira, 8 de maio de 2026

PERFÍDIAS


  


Não posso calar-me ou suprimir

Um ato de neurastenia, ao constatar 

Nas multidões pusilânimes,

O coro dos injustiçados,

Os suspiros de elegia

Ante as faltas de justiça

E de julgamentos equânimes.

 

São profundos sentimentos 

De prostração e melancolia

Ao atestar-se as barbáries

Crescentes a cada dia,

 

Advindas dos privilegiados,

Abastados de hipocrisias,

Ou daqueles cujas vidas 

Retratam apenas perfídias.

 

Proliferam-se os atos corruptos...

As instituições se enfraquecem,

Enquanto o respeito humano

Pouco a pouco desvanece.

 

 O vandalismo atuante

 Das facções de sandice

 Anulam os poucos espaços

 Da beleza urbana restante,

 Enquanto os donos das guerras

 Aumentam suas girices.

 

 

                      Antenor Rosalino

 

 

4 comentários:

  1. Olá, meu caro amigo e poeta Antenor,
    no frio intenso, que faz aqui em Porto Alegre
    e em todo o RGS, principalmente nas suas cidades serranas, resolvi ver as novidades no mundo dos Blogs e, encontrei este seu excelente poema que tem por título Perfídia.
    Na leitura que fiz, com vagar e com a intensão de entender bem a sua mensagem poética, feita com esmero e com talento, pude ver a denúncia do nobre poeta de Araçatuba contra todas as iniquidades que se deparam no nosso sofrido país, como a falta de cuidado com os pobres, a ganância dos poderosos em aumentar suas contas bancárias, a corrupção desvairada e todas as demais irregularidades e crimes no Brasil.
    O nobre poeta cumpre, com esmero e bom senso a sua missão de poeta ao fazer essa denúncia patriótica.
    Votos de uma excelente semana com saúde e paz.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, grande poeta e amigo Pedro Luso.
      Aqui pelos lados de Araçatuba não faz tanto frio como o que vem assolando a sua linda Porto Alegre, mas a temperatura não é das melhores para quem não gosta de frio, como é o meu caso. Está variando entre 10 e 25 graus, mas é sempre passageiro, embora traga ainda mais penúria para os moradores de rua.
      O seu comentário trouxe-me à mente o quanto é importante que os escritores e poetas aproveitem os seus escritos para protestarem contra os desvios do dinheiro público, tantas injustiças e crimes praticados sobretudo por políticos travestidos de estadistas, aliás você faz isso com admirável competência e precisão no seu maravilhoso blog.
      Deixo aqui os meus profundos agradecimentos pelo seu sempre presente incentivo com palavras elogiosas que me impulsionam a continuar com minha ousadia poética.
      Retribuo em dobro os seu votos e que sejam sempre abençoados os seus dias.
      Caloroso e fraterno abraço.

      Excluir
  2. Olá, querido poeta Antenor, gostei imensamente
    desse seu belíssimo poema, Perfídia, bem como gostei muito das denúncias feitas, e cumprindo a sua missão de poeta contra os governantes e poderosos, tanto da esfera política como da econômica.
    Infelizmente, o Brasil está num rumo de difícil volta para uma política honesta e justa. Mas, muitos brasileiros, não calam sua voz, e fazem suas denúncias, como leio agora nesse verdadeiro poema do brilhante e consciencioso Poeta de Araçatuba. Gostei muito!
    Uma feliz semana para você, sua família na bela Araçatuba!
    Grande abraço, amigo Antenor, daqui do frio de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taís, bom dia.
      É imensa também a minha alegria por saber que tenha gostado do poema em protesto contra a política malfazeja que permeia o nosso país.
      Felizmente, como você bem diz, muitas são as denúncias que saltam aos olhos de todos e isso traz reais esperanças de um futuro melhor, ainda que seja distante.
      Sempre grato pela generosidade de seus belos comentários que muito me envaidecem e honram, desejo, de coração, uma feliz semana para você e também a todos os seus na sua encantadora "Cidade Sorriso".
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir