Não posso calar-me ou suprimir
Um ato de
neurastenia, ao constatar
Nas multidões
pusilânimes,
O coro dos
injustiçados,
Os suspiros de
elegia
Ante as faltas de
justiça
E de julgamentos
equânimes.
São profundos
sentimentos
De prostração e melancolia
Ao atestar-se as
barbáries
Crescentes a cada
dia,
Advindas dos
privilegiados,
Abastados de
hipocrisias,
Ou daqueles cujas
vidas
Retratam apenas
perfídias.
Proliferam-se os
atos corruptos...
As instituições se
enfraquecem,
Enquanto o respeito
humano
Pouco a pouco
desvanece.
O vandalismo
atuante
Das facções
de sandice
Anulam os
poucos espaços
Da beleza
urbana restante,
Enquanto os
donos das guerras
Aumentam suas
girices.
Antenor
Rosalino
Olá, meu caro amigo e poeta Antenor,
ResponderExcluirno frio intenso, que faz aqui em Porto Alegre
e em todo o RGS, principalmente nas suas cidades serranas, resolvi ver as novidades no mundo dos Blogs e, encontrei este seu excelente poema que tem por título Perfídia.
Na leitura que fiz, com vagar e com a intensão de entender bem a sua mensagem poética, feita com esmero e com talento, pude ver a denúncia do nobre poeta de Araçatuba contra todas as iniquidades que se deparam no nosso sofrido país, como a falta de cuidado com os pobres, a ganância dos poderosos em aumentar suas contas bancárias, a corrupção desvairada e todas as demais irregularidades e crimes no Brasil.
O nobre poeta cumpre, com esmero e bom senso a sua missão de poeta ao fazer essa denúncia patriótica.
Votos de uma excelente semana com saúde e paz.
Grande abraço, amigo!
Bom dia, grande poeta e amigo Pedro Luso.
ExcluirAqui pelos lados de Araçatuba não faz tanto frio como o que vem assolando a sua linda Porto Alegre, mas a temperatura não é das melhores para quem não gosta de frio, como é o meu caso. Está variando entre 10 e 25 graus, mas é sempre passageiro, embora traga ainda mais penúria para os moradores de rua.
O seu comentário trouxe-me à mente o quanto é importante que os escritores e poetas aproveitem os seus escritos para protestarem contra os desvios do dinheiro público, tantas injustiças e crimes praticados sobretudo por políticos travestidos de estadistas, aliás você faz isso com admirável competência e precisão no seu maravilhoso blog.
Deixo aqui os meus profundos agradecimentos pelo seu sempre presente incentivo com palavras elogiosas que me impulsionam a continuar com minha ousadia poética.
Retribuo em dobro os seu votos e que sejam sempre abençoados os seus dias.
Caloroso e fraterno abraço.
Olá, querido poeta Antenor, gostei imensamente
ResponderExcluirdesse seu belíssimo poema, Perfídia, bem como gostei muito das denúncias feitas, e cumprindo a sua missão de poeta contra os governantes e poderosos, tanto da esfera política como da econômica.
Infelizmente, o Brasil está num rumo de difícil volta para uma política honesta e justa. Mas, muitos brasileiros, não calam sua voz, e fazem suas denúncias, como leio agora nesse verdadeiro poema do brilhante e consciencioso Poeta de Araçatuba. Gostei muito!
Uma feliz semana para você, sua família na bela Araçatuba!
Grande abraço, amigo Antenor, daqui do frio de Porto Alegre.
Olá, Taís, bom dia.
ExcluirÉ imensa também a minha alegria por saber que tenha gostado do poema em protesto contra a política malfazeja que permeia o nosso país.
Felizmente, como você bem diz, muitas são as denúncias que saltam aos olhos de todos e isso traz reais esperanças de um futuro melhor, ainda que seja distante.
Sempre grato pela generosidade de seus belos comentários que muito me envaidecem e honram, desejo, de coração, uma feliz semana para você e também a todos os seus na sua encantadora "Cidade Sorriso".
Cordial e fraterno abraço.