quinta-feira, 6 de abril de 2023

SER


Não tenho medo da morte,

Pois bem sei que ela virá

Sorrateira, como sempre,

Com seu manto me afagar.

 

A minh’alma está serena.

O meu ser sempre será

Ínfimo, porém, eterno,

Onde o porvir me esperar.

 

Como as águas de um riacho

A correr por todo o tempo,

O nosso ser verdadeiro

É parte do mesmo tempo.

 

Embora a vida terrena

Seja uma graça bem vinda:

Não creio ter vindo do nada

E voltarei calmo ao meu ninho.

 

                   Antenor Rosalino

 

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Lisonjeado, muito llhe agradeço, Ryk@ardo.
      Abraço e tenha uma Feliz Páscoa você também.

      Excluir
  2. Olá, amigo Antenor, muito lindo, um otimismo que eu gostaria de ter com esse assunto que a mim não é muito sereno. O problema não é a morte em si, não viemos para perpetuar, mas o problema é como morrerei! Mas na verdade, não estou muito preocupada comigo, muito mais é como minha família, já sei como são nossas perdas, e pensar nisso fico um pouco inquieta. É a tal proteção de mãe, colocar todos debaixo das Asas, e protegê-los. Esse sentimento, ninguém nos tira, é muito profundo.
    Uma Feliz Páscoa a você e sua família!
    Grande abraço daqui do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tais. O assunto em pauta, de fato, é polêmico, mas penso que o melhor meio de enfrentarmos a finitude é a serenidade, sem a qual, tudo se torna muito mais sofrível.
      Relativamente à perda de familiares concordo contigo. As experiências nos mostram o quanto é profunda esta dor, e também é natural a inquietação sobre a forma pela qual cada um de nós irá morrer. Compreendo, sobretudo, o seu dulcíssimo coração de mãe.
      Meus mais sinceros agradecimentos por tão gentil e pertinente comentário e que o Domingo de Páscoa traga maior alegria ao teu coração criança.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir
  3. Olá, meu caro Antenor, gostei muito de ler esse seu belo poema, um canto ao inevitável, ao momento que um dia virá para todos, mas que se espera que venha bem mais tarde, depois de muitos anos vividos por aqui.
    Quer me parecer, amigo Antenor, que no mundo literário, os
    poetas se sobressaem sem temor na abordagem da morte
    em seus poemas.
    Meus parabéns, amigo.
    Meus votos de uma Feliz Páscoa, junto à família.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro Luso.
      Folgo em saber que tenha gostado do poema e muito lhe agradeço. As pessoas que possuem tão profundas intenções humanitárias iquais a você deveriam viver ainda mais e é o que espero para sua existência.
      Sim, em sua maioria, os poetas parecem aceitar com maior passividade o suspiro final. Atribuo isso ao fato dos mesmos terem, vez por outra, o pensamento voltado a outro mundo, construído pela ilusão do pensar sempre voejante.
      Com fraterno abraço desejo, igualmente, Feliz Páscoa a você e família.

      Excluir
  4. Embora sabendo que a morte é o que temos de mais certo na vida, ela sempre nos inquieta.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Juvenal. Só nos resta o exercício da aceitação. Afinal, não podemos mudar curso natural da existência.
      Muito obrigado pelo gentil comentário. Grande abraço e Feliz Páscoa.

      Excluir
  5. A finitude do ser
    É certa, mas ninguém quer
    Pensar, pois quando vier
    Virá sem mandar dizer,
    Por isso a meu parecer
    É viver a fé sentida
    Que nunca finda, esta vida
    E somos eternos seres
    Vivendo a vida e os prazeres
    E jamais pensar na partida.

    Abraço fraterno e Boa Páscoa. Laerte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Laerte,
      Gostei muito do seu versejar elaborado
      com rimas precisas, cujo conceito
      sobre a finitude é dos mai sensatos.
      Muito lhe agradeço pela gentil visita e
      pelos votos, e faço votos de que a semana
      lhe seja promissora e feliz.
      Saudações poéticas e um forte abraço.

      Excluir
  6. Olá, amigo Antenor!
    Gostei imenso do seu poema, mas eu custa-me aceitar a morte. Não sei o que há para além dela. Sou cética, ou melhor gosto de ver para crer.
    Abraços e que a sua Páscoa tenha sido boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu.
      Muito me alegra a sua apreciação. O tema enseja mesmo diferentes opiniões. A verdade é que nada sabemos após a morte, mas procurar aceitar a possibilidade da eternidade da alma nos propicia maior conforto e paz.
      O feriado da Páscoa foi muito bom para e espero que para você também, e que essa felicidade perdure por todos os dias de sua vida.
      Sempre grato, amiga. e um fraternal abraço.

      Excluir