sábado, 22 de abril de 2023

MADRUGADA DO ADEUS

 

                               

                    


Na noite do nosso adeus, apenas meus passos

são ouvidos. São precisos, resolutos, porém,

           incertos pela rua reta, deserta...

 

O negro asfalto me acompanha: é meu escafandro

contra as pedras, nas quais poderia tropeçar-me

                  pelas esquinas da vida!

 

Sinto o coração pranteado desagregar-se do

corpo meu. Já não sabe viver sem a ternura do

contato teu. Esqueceu-se de te esquecer!

 

Volvendo os olhos para o céu estrelado distingo,

lânguido, a nossa estrela. Lembra-se? É a mesma

estrela que escolhemos para fitar, quando estivéssemos

distantes um do outro e pudéssemos lembrar de que, mesmo

longe, bem longe, estaríamos vendo a mesma estrela.

 

Estou agora a fitá-la e não a vejo cintilar:

parece triste, tão triste...,  acompanhando apenas

o meu olhar,  sentindo talvez, como eu,

             a falta dos olhos teus.

 

                        Antenor Rosalino

 

8 comentários:

  1. Excelente poema. Parabéns Poeta!! Obrigada pela partilha!
    Estou de volta, embora devagar, para as visitas.
    .
    Vou Vivendo...
    .
    Beijos, e um bom fim de semana.
    Obrigada pelo carinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sempre pelas palavras elogiosas que muito me incentivam, Cidália.
      Ótimos dias para você também e um terno abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito lhe agradeço pelas considerações,
      Ryk@rdo.
      Fraternal abraço e felicidades sempre.

      Excluir
  3. Olá, Antenor, que belo poema, o poema vai crescendo lindamente, e termina um pouco na tristeza. Porém, antes atravessa a bela narrativa do olhar nas estrelas, aliás uma estrela só para fitarem, no mesmo momento e ali se encontrarem, e que bela criação, que lindo!
    Muito criativo esse momento. Uma história contada em
    versos, maravilhosa, lhe aplaudo, sempre amigo!
    Votos de um feliz domingo e uma semana com muitas criações!
    Terno abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais.
      A generosidade dos seus comentários
      sempre me causam comoção e se constituem
      em incentivo inenarrável. Sinto-me honrado e
      lhe agradeço de coração.
      Que a felicidade também esteja sempre presente
      em sua vida e que você continue, por longos anos,
      brindando os seus privilegiados amigos e leitores
      com suas crônicas iluminadas.
      Afetuoso abraço.

      Excluir
  4. Olá, amigo Antenor, tive a satisfação de ler este seu belo
    e profundo poema mas, o eco de seus versos levaram-me a repetir a leitura, pois queria constatar se era estrofes com a beleza que vi, inicialmente. Depois, caro poeta, vi no poema
    não apenas a beleza da primeira leitura, mas também a mensagem filosófica nele contida, o amor que se acaba, a
    dignidade de quem o deixa, e os passos firmes seguindo em frente, orientados pela estrela do antigo casal.
    Meus parabéns, ilustre poeta.
    Um bom final de semana, com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pedro,
      Com prazer e surpresa tomo conhecimento da
      sua releitura ao meu poema. O prazer é sempre
      grande e, como sabe, além de me proporcionar
      grande honra, também me incentiva a continuar
      com minhas invenções poéticas. A surpresa é
      porque eu não esperava ser merecedor de sua
      peculiar atenção e apreciação redobrada ao contexto,
      fato que aumenta a minha responsabilidade no
      sentido de me aprofundar ainda mais no apuro e
      refinamento dos meus escritos.
      Com penhorados agradecimentos desejo-lhe também
      um fim de semana repleto de alegrias e profunda paz.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir