sábado, 6 de maio de 2023

LUME


Inquieta-me não ter resposta

À minha constante indagação:

 “Que brilho mágno é este

Que brota dos olhos teus

- com tanto encantamento -,

Deixando doces vestígios

Nos meus olhos redivivos?”

 

Esta luz paira no ar

Com laivos misteriosos,

Como obra prima, formosa,

Predestinada a envolver

Como poética canção

O meu súplice coração.

 

Este magnetismo incomum

É interrogação que não cala.

Flameja também na minh’alma

Deixando-me assim: reticente...

Sem saber se vivo em mim

Ou se perco o meu juízo,

Quando esta luminosidade afaga

Este teu sorriso vívido.

 

                    Antenor Rosalino

 

 

 

 

4 comentários:

  1. Que lindo! Maravilha.
    Um poema amoroso, romântico e de muita classe, assim são os corações cheios de amor e encantamento, mas sempre com uma pitada de inquietação. Sabemos o que se passa no nosso coração, mas nunca no outro, nesse caso no coração da amada. Sua marca é a "classe" de dizer tudo com beleza.
    Aplausos, meu amigo!
    Uma linda semana, paz e saúde sempre!
    Grande abraço, amigo Antenor.

    ResponderExcluir
  2. Sempre grato, caríssima Tais.
    O amor é mesmo assim. Traz também certas inquietações porque nos faz sonhar até com o impossível e nos faz suspirar por pequenos detalhes.
    É sempre um prazer imenso receber os seus tocantes comentários que tanto me incentivam.
    Que os seus dias sejam também abençoados e felizes.
    Cordial e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, meu caro Antenor.
    Feliz de quem tem o dom da poesia
    e poder exprimir o que lhe vai na alma, dentre outros sentimentos, o sentimento amoroso, como este canto, LUME,
    poema de sua lavra, que gostei muito de ler.
    Às vezes, os poetas encontram mais facilidade em escrever seus poemas com temas políticos e sociais, encontrando certas dificuldades em escrever poesia sobre sentimento: o amor. Temos muitos poetas que são ou foram mais propensos à poesia romântica, dentre eles o nosso grande Vinicius de Moraes, e como faz bem ler e reler os seus poemas de amor!
    Aplausos, Antenor!
    Um ótimo fim de semana, com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, prezado Pedro.
      De fato, alguns poetas são propensos a escrever mais sobre temas amoráveis, enquanto outros dão ênfase a temas sociais e até trágicos. Os poemas que escrevo são diversificados e, em sua maioria, os versos são livres, mas influenciou-me muito a era parnasiana, em que os poetas primavam pela estética, pelo rico vocabular e pelas métricas e rimas perfeitas.
      Tudo porém, depende de circunstâncias. O próprio
      Vinícus de Moraes, que se caracteriza pelo romantismo, escreveu o poema dramático "A rosa de Hiroshima" sobre a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos naquela cidade japonesa.
      Agradeço muito pela sua leitura e palavras elogiosas aos meus escritos e sinto-me honrado.
      Feliz fim de sema com profunda paz e um caloroso abraço.

      Excluir