2 de Dezembro - Aniversário de Araçatuba
Em princípio: as matas virgens, as colinas verdejantes, habitat de acrobáticos pássaros multicores e das tribos Caingangues em passos errantes.
No fluir da natureza em seu rito gradual de constante transmutação, este esplendente rincão também se modificou.
Surgiram os homens brancos, as plantações cafeeiras e o desbravamento começou.
Com labor e sacrifício, muita luta e
heroísmo, a estaçãozinha de trens logo se edificou, com ela, os primeiros sinais
do progresso que se alojou.
Líder grandiloquente da região noroeste do Estado de São Paulo, ostentou a magnitude de tornar-se ponto de concentração da tropa noroestina do Movimento Constitucionalista.
A imprescindível Corporação de Bombeiros - primeira no Estado – formada por voluntários, desfilava em saudosos tempos a magnitude de sua florescência: orgulho de nossa gente!
Predestinada ao seu garbo paradisíaco, liderou com galhardia a plantação nacional algodoeira, formando brancos mares em vastos campos arvenses.
Em nova fase econômica, ostentando seus dotes marcantes de versatilidade, insurgiram em seu leito aquiescente, as plantações canavieiras e a pecuária alvissareira.
Para nosso gáudio ainda vemos em meio a edifícios gigantes, arquiteturas modernas e palacetes: coqueirais, plantas antigas esvoaçando-se exuberantes.
Salve Araçatuba! Doce fonte frutífera de saborosos araçás: frutas das plantas mirtáceas, genuínas da América, tendo originado daí, a sugestão do seu nome e o histórico cognome “Terra Dos Araçás".
Suas denominações são justas: “Terra do Boi Gordo”, “Cidade indicada para grandes investimentos”.
Traz em seu bojo também o mérito do cognome “Cidade do Asfalto”, pois fora pioneira em todo o interior paulista, a usufruir desse benefício indispensável e ornamental.
Quanta saudade arraigada de seus límpidos riachos, dos pássaros e frutas assaz... Lembranças, doces lembranças do desabrochar de araçás.
Bravos, valentes fundadores de ontem. Não menos bravos seus munícipes de hoje: laço uníssono e legado de nobreza a trazer, do progresso, suas vertentes e proezas.
Antenor Rosalino
.
Olá, Antenor, tudo bem?
ResponderExcluirQue belo texto em louvor da tua cidade! Não a conheço mas o retrato que você dela faz nos dá um retrato bem detalhado dela. Só fui uma vez a São Paulo e uma vez a Santos mas passei poucas horas por lá, fui a trabalho embarcado em um navio da Marinha quando eu ainda era da ativa.
abraços.
Olá, Eduardo. Está tudo bem.
ExcluirObrigado por ter apreciado o meu texto de homenagem.
A minha cidade natal é bem histórica pelos fatos
narrados e, antigamente, ainda contava com algumas
belas lagoas que, aos poucos foram desaparecendo pelas ações do tempo.
Forte abraço como votos de muitas felicidades.
Que lindo, querido poeta e cronista!
ResponderExcluirDá para sentir seu amor por Araçatuba, e esse carinho, esse orgulho que temos pela nossa cidade é sentimento que emociona, também, os outros. Ver tanto carinho, emociona.
Araçatuba é linda, coloquei no Google e vi, belos edifícios, o parque ecológico, Thermas Park, Paróquia Sant'Ana e uma variedade de fotos da cidade com altos e belos prédios.
Aplaudo pela linda homenagem à sua bela Araçatuba que está de aniversário!
Um feliz dezembro, estamos nele, muita paz, saúde e felicidade!
Grande abraço daqui do Sul.
Caríssima Taís,
ExcluirVocê tem razão, querida amiga. O sentimento
afável que temos por nossa cidade de origem
é emocionante e fica enraizado como as lembranças
mais queridas.
Fico imensamente feliz com sua apreciação e por
sua generosidade de buscar conhecer melhor a minha
terra natal.
É meu desejo que dezembro lhe seja, igualmente,
pleno de muitas alegrias e bem-aventuranças.
Muito obrigado e um afetuoso abraço araçatubense.
Olá, meu amigo Antenor, graças a este belo texto em louvor à bela Araçatuba, sua cidade Natal, minha curiosidade pela cidade foi despertada. Procurei pelo Google um link capaz de mostrar toda a beleza de Araçatuba. O vídeo foi muito bem produzido, tanto pela narrativa como pelas imagens filmadas. Então, conheci a jovem cidade. Araçatuba mostra a todos nós a sua formação, graças aos braços de pessoas lutadoras que muito fizeram para engrandecê-la. Então aparecem belíssimos prédios, um elogio aos arquitetos, como outras partes da cidade que a mostram altiva, com aquele porte tão próprio das jovens cidades. Senti-me encantado por Araçatuba, a cidade do Boi Gordo e do Araçá.
ResponderExcluirCaro Antenor, estou lhe enviando o link do vídeo que vi sobre
Araçatuba:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=LMmk0CJtQ9M
Parabéns, nobre poeta, pela bela Araçatuba que está de aniversário. Parabéns, também, aos Araçatubenses que certamente estão orgulhosos pela sua jovem cidade.
Uma ótima semana,
grande abraço daqui do Sul.
Caro amigo e poeta Pedro Luso,
ExcluirSaber que o meu texto motivou a sua curiosidade de conhecer a minha cidade natal me causa muita satisfação, e agradeço-lhe imensamente pela generosidade e honra do seu gentil comentário, inclusive, pelo envio do link que, confesso, eu desconhecia, cuja narrativa histórica está perfeita, é bem interessante mesmo e retrata, fielmente, a pujança e riqueza de Araçatuba em muitos segmentos, uma cidade que realmente é nova, mas muito promissora.
Em nome de todos os araçatubenses, fique com minha gratidão e com minha torcida para que todos os seus propósitos e planos futuros sejam realizados a inteiro contento.
Felicidades sempre, meu amigo, e um grande e fraterno abraço.
Quando amamos a terra em que vivemos as palavras fluem amorosamente e formam magnífico texto como esse, pleno de afeto, de valorização e sensibilidade. Parabéns para essa linda e simpática cidade!
ResponderExcluirBeijos e feliz dia!
Olá, Lúcia.
ExcluirQue bom receber a sua visita e fico muito
agradecido pelo seu belo comentário.
Você disse tudo sobre o sentimento de
valorização que temos no que tange às
peculiaridades de nossa terra natal. Às
vezes até exageramos, mas é natural que
seja assim, devido a esse laço com nossas
raízes.
Com renovados agradecimentos, receba o
meu abraço de afeto e que o fim de semana
lhe seja também promissor e feliz.