sábado, 27 de julho de 2024

LIRISMO


              No manto azul dos meus sonhos,

              A poesia se espelha

              No fascínio das auroras

              E em plácidos lagos azuis.


              Nesse meu mundo encantado,

              Há bosques misteriosos

              E cordilheiras formosas

              Permeando os jardins


              Entre saudosos suspiros,

              O meu estro de tão lírico,

              Torna-se eterno poema,


              Em que as mais belas crisálidas

              Vencendo abissais e mares,

              Coloram a paz que há em mim.


                               Antenor Rosalino


6 comentários:

  1. Olá, amigo Antenor, nós, daqui de Porto Alegre,
    como de resto de todo o Estado do Rio Grande do Sul,
    nesse período pós enchente, vamos levando os nossos dias
    numa espécie de marasmo, fazendo o que temos de fazer muito lentamente, mas nesse retorno tenho a satisfação de encontrar aqui nesse espaço o seu belíssimo poema 'Lirismo',
    que me fez lembrar do nosso grande poeta lírico, Manuel Bandeira, entre outros como Jorge de Lima e Murilo Mendes.
    É sempre uma satisfação ler seus poemas, como este, pelo qual parabenizo o ilustre poeta, que tão bem representa as Letras no Estado de São Paulo.
    Um ótimo fim de semana, meu amigo poeta.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado amigo e poeta Pedro Luso,
      É sempre um prazer receber os seus comentários que se constituem em indiziveis incentivos às minhas pretensões poéticas e lhe sou muito grato por isso.
      Renovo os meus sentimentos solidários pelas pesadas chuvas que assolaram de forma estarrecedora o Rio Grande do Sul, e fico a imaginar o quanto ainda é doído esse estado de apatia que fica nesses dias em que é preciso encontrar forças para que as coisas voltem à normalidade.
      Tudo na vida é transitório, meu amigo, e, com fé em Deus e esperança no porvir, renovados fluxos de alegria haverão de povoar o aconchegante Estado dos gaúchos. Estou convicto disso.
      Muito obrigado, felicidades sempre e um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  2. Olá, meu amigo Antenor!
    Custei, mas já estou retomando minha leitura nos amigos que tanto gosto. Maravilhoso seu entusiasmo falando do lirismo poético! Enfrentamos tantas guerras, tanta maldade, tanto egoismo nesse mundinho de Deus que já desacostumamos a atos de bondade e de amor ao próximo e à natureza. Como é bom sair das notícias cotidianas, que até nos deixa meio neuróticos, e dar uma volta na poesia, aí que vemos que o mundo ainda não está perdido... Há muitos sentimentos. Ainda há muita beleza, e quero acreditarmais nela, precisamos acreditar!
    Meus aplausos, querido poeta!
    Um feliz fim de semana para você e sua família! Muita paz e alegria!
    Grande abraço daqui do Sul.

    "Nesse meu mundo encantado,
    Há bosques misteriosos
    E cordilheiras formosas
    Permeando os jardins"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Tais,
      Confesso que muito me emociona o recebimento de seus comentários sempre gentis e incentivadores, sobrelevando-se ainda o fato de que sinto-me honrado por contar sua preciosa amizade.
      Não me surpreende a retomada de seus afazeres tendo em vista o seu alto esclarecimento, sensatez e inabalável fé. Tenho certeza de que você voltará a sorrir com o mesmo entusiasmo, apesar dos acontecimentos tão funestos que assolaram a sua belíssima Porto Alegre e todo o sul do país.
      De fato, é angustiante e causa muita preocupação para o futuro de nossas crianças e jovens o estado de injustiças, falta de solidariedade e deturpação da dignidade que vivenciamos em nossa realidade presente. Felizmente, a poesia tem o magnetismo de tornar a vida mais leve, e fico imensamente feliz em saber que você comunga com essa ideia.
      Muito obrigado, querida amiga. Que Deus a proteja sempre em todos os seus projetos e lhe dê saúde e toda a felicidade que você merece ter.
      Meu abraço de afeto e admiração.

      Excluir
  3. Retornar as visitas aos amigos e encontrar pérolas poéticas como essa poesia, enche a alma de alegria e prazer, parabéns pela escrita magnífica!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia,
      É com muita alegria que, depois de
      largo espaço de tempo, recebo este
      teu gentil comentário.
      Espero que esteja tudo bem contigo e
      aqui fico agraciado desejando-te saúde
      e incontidos júbilos em todos os teus
      projetos.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir