terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A NOITE DO SERTÃO


           

A noite vem com seu encanto

Desfilando céus de formosura.

O prado veste o seu manto

Tecido com a luz da lua!

 

A brisa brinca e orvalha

E os ramos em pêndulos bailam

Nos verdes campos e valas

Onde os aromas exalam.

 

Volvendo o olhar aos céus lunares,

Não vejo apenas estrelas,

Vejo os astros aspergirem

Pétalas de flores fagueiras.

 

Meus olhos se embriagam

Neste leito de verdes relvas,

Onde os pirilampos reluzem

Entre as folhagens silvestres.

 

A efígie da lua cheia

Resplandece nas lagoas,

E meu coração se enleia

Em ternura e modorra.

 

As fontes brotam da terra

Entoando cantos de paz

Enquanto em meu peito afloram-se

 Lembranças que a vida apraz.

 

                      Antenor Rosalino

4 comentários:

  1. Poema encantador que muito me fascinou ler. Deixo o meu elogio
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Com meus cumprimentos muito lhe
    agradeço pela generosidade do comentário, Ryk@rdo.
    Desejo-lhe, igualmente, uma semana próspera e feliz.
    Cordial e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo Antenor,
    o poeta soube expressar poeticamente toda a beleza
    que a noite nos mostra. Como inspiradora que é, a noite
    já foi cantada por muitos poetas brasileiros, dentre eles Manuel Bandeira, mas nem todos cantaram as belezas da noite. O poema de Bandeira fala dos espectros da noite.
    Aí estão pois duas referências sobre a noite, o seu belo poema a exalta-la e o belo poema de Bandeira que mostra a noite com seus fantasmas.
    Parabéns, poeta!
    Votos de um ótimo final de semana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,
      A noite e a saudade são temas que, a meu ver, predominam na concepção dos poetas. A primeira pela envolvente magia que enterne o coração, e a segunda pela profunda sentimentalidade advinda dos momentos felizes que jamais serão esquecidos.
      Muito lhe agradeço por sua honrosa apreciação ao meu poema. Quanto a Manuel Bandeira, esse, indubitavelmente, deixou marcas imortais aos olhos de privilegiados leitores.
      Receba o meu cordial abraço com votos de excelente fim de semana para você também.

      Excluir