sábado, 2 de novembro de 2013

OS SERESTEIROS



                                                             
                                                                       


 Há décadas, a população de Araçatuba vem tendo o privilégio de vivenciar vez por outra, principalmente em ocasiões festivas, apresentações das mais pitorescas e apaixonantes de um grupo de seresteiros, denominado Grupo Amigos da Seresta.
 
  Esse maravilhoso grupo foi fundado no outono de 1987 pelos seguintes seresteiros: Aurélio Rosalino, meu mano, Renato Costa Monteiro, Geraldo Monteiro, Walter Tinti e Eliseu Carlos Martins, entre outros, e tem como madrinha a seresteira Maria Regina Rocha (de direito, o grupo passou a funcionar em 27 de fevereiro de 2013). É composto atualmente por 32: 
músicos, seresteiros e seresteiras, sendo que o mais jovem, o músico e tenor Rafael Zago, possui apenas 22 anos de idade.

   Como já era de se esperar, paulatinamente o grupo foi ganhando força e sendo merecidamente reconhecido em toda a região pelos seus shows de altíssimo nível, que têm o poder de remeter os privilegiados espectadores aos tempos inesquecíveis da velha guarda, em que os imortais nomes da música popular brasileira, com seus sucessos de inenarrável romantismo, arrebatavam os corações de todos os brasileiros.

    Além de fundador e coordenador, Aurélio Rosalino assumiu também o cargo de produtor dos eventos, tendo inserido nova formatação aos cenários que, agora, é alusivo às serestas de outrora, e, principalmente, buscando parcerias, como, por exemplo, com a Academia Sandro’s Dance. As aberturas dos shows com coral e declamações de poemas, também são inovações que reportam os espectadores aos sarais dos tempos em que o romantismo e o lirismo eram marcantes nas rodas de seresta.

   Tais alterações foram enriquecedoras, pois tornou possível apresentar num mesmo show um pouco da nossa rica literatura, a lira das músicas do passado e o glamour da arte da dança em ritmos raros nos dias atuais, como tango, fox, rumba, valsa, samba, chorinhos e até marchinhas dos antigos carnavais.

    Para o maior encantamento dos shows, o grupo também diversifica o repertório, apresentando lindas canções da jovem guarda, trazendo recordações do colorido jovial da época de então. Cito como exemplo, a última apresentação do grupo que brindou o público com a presença do cantor Manuel Marcos, filho do saudoso cantor e compositor Antonio Marcos, cuja semelhança com o pai é admirável em todos os sentidos e configurou-se num show à parte.

    As belíssimas declamações poéticas ficam por conta da escritora e acadêmica Cidinha Baracat que também encanta a plateia com a singeleza e o lirismo que a caracteriza.

    É oportuno deixar aqui patenteado os nomes queridos de todos que integram esse magistral grupo de talentosos seresteiros. São eles: Agnaldo Cardoso, Ana Lúcia, Antônia Andreoti, Antonio Carlos Lopes, Augusta Collichio, Aurélio Rosalino, Beltrão da Silva Santos, Cidinha Baracat, Deana Inazawa, Elaine Alencar, Geraldo Monteiro, José Claudio Hilário, José Hamilton Brito, José Renato Gimenez, José Soares, Lúcio Collichio, Maria Helena Ferreira, Marcelo Verga, Maria José, Maria Lúcia, Maria Regina Rocha, Maria Rosa, Marilurdes Martins Campezzi, Neide Lopes, Osmar Ferreira, Osvaldo Miranda, Paulo Cesar Boato, Rafael Zago, Regina Rocha, Suely Rodrigues, Vitor Delabarba, Walter Renato Gonçalves e participações especiais de dançarinos da Academia Sandro’s Dance, a saber: Claudio Rocha, Danilo Ferrer Almeida, Isabela Goloni Batista de Almeida, Julio Manzatti, Mariana Martinez Silva, Regina Aparecida Carini, Sabrina Brambilla Rodrigues Almeida e Sandro Penteado Fabretti.

 Com pesar, menciono o nome do eminente e saudoso médico Renato Costa Monteiro, um dos ícones da seresta local, cujo passamento, há alguns meses, deixou um hiato triste na harmonia da seresta e no coração dos amantes da boa música do passado.

    O Grupo Amigos da Seresta representa para Araçatuba o mesmo que os “Demônios da Garoa” representam para a cidade de São Paulo. Esses seresteiros encantam as multidões de maneira cada vez mais crescente, como se iluminassem candelabros de emoções em encantadas noites de luar.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem de integrantes do Grupo da Seresta


Nenhum comentário:

Postar um comentário