quinta-feira, 27 de junho de 2024

VERDES MARES


Imensidão verdejante...

De plácidas e misteriosas ondas

Por vezes, inquietas, a denotar

Em imprevisíveis impulsos

O seu belo e exuberante escaldar

De espumas prateadas.

 

Águas verdejantes, lacrimejantes!

Eterna inspiração da sensibilidade poética

De corações apaixonados pela magia

Indecifrável de sua beleza natural infinda.

Eterno encanto de viajores e navegantes

de rumos certos e incertos.

 

Caminho de navegações profícuas,

De cálida serenidade e macio langor.

Guarda também em seu leito

Lamúrias dos naufrágios de tantas vidas

Que se foram para o eterno,

Deixando tantas outras vidas

Estarrecidas, melancólicas, feridas...

 

Seu curso infindo, seus animais

De espécies tão diversificadas

E suas intempéries e marés borbulhentas:

A todos atrai para sua imensidão

De tantos mistérios e encantamentos.

 

                                 Antenor Rosalino

 

10 comentários:

  1. Ola Antenor, tu poema al mar, sus olas, a veces encrespadas, oras besando la arena con calma, las vidas que a veces se cobra y el dolor de los que quedan...
    sin embargo, a pesar de ello, el mar tiene un embrujo del wue cuesta resistirse, es como si nos llamaras, es musa de muchos poetas y su visión es grandiosa
    Preciosos tus versos
    UN abrszo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stella,
      É muito prazeroso para mim saber do seu
      profundo sentir na leitura cuidadosa do meu
      poema, em cujo contexto eu desejo expressar
      exatamente o você diz, ou seja, a mágica beleza
      do mar, apesar das intemnpéries.
      Obrigado sempre, minha amiga, pelo valioso e
      sempre presente incentivo.
      Terno abraço.

      Excluir
  2. Olá, meu amigo Antenor, o nobre poeta soube
    transmitir nesse belíssimo poema a beleza
    do mar gigante, o esplendor das ondas prateadas
    à noite e douradas no dia de luz.
    Gostei muito desta sua criação poética prezado poeta
    e amigo Antenor, uma amostra clara e conclusiva do seu
    talento. Meus parabéns!
    Uma excelente semana, com muita paz e saúde.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro Luso.
      É grande a minha satisfação e muito me honra as suas ponderações sobre a visão que tenho do mar em seu esplendor e encantamentos.
      Mais uma vez o meu caro amigo, poeta e colega das letras traz imensurável incentivo aos meus escritos e muito lhe agradeço por isso.
      Feliz semana para você também com muitas alegrias, saúde e paz sempre.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Vengo a dejarte un saludo y a releer y gozar de nuevo tu poema
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui fico lisonjeado e feliz com suas
      palavras elogiosas que muito me incentivam,
      Stella.
      Muito obrigado, amiga, e um terno abraço.

      Excluir
  4. Olá, meu amigo Antenor, custei um pouquinho a vir comentar tão belo poema, mas uma gripe terrível me derrubou, e ainda vou remando...
    O mar é uma das coisas mais belas da natureza, senão a mais, é misterioso, poderoso e penso ser o encanto número 1 dos poetas, tal sua imponência e seus mistérios.
    Lembro, ainda bem criança, quando veraneava com minha família numa praia daqui do Sul, perguntava muito ao meu pai o que existia lá depois daquela linha que juntava o céu e mar, curiosidade de criança, mas me encantava! E meu pai dizia que era a continuação do mesmo mundo, porém com muitas diferenças ! E não entendi, é lógico. Mas vou lhe dizer, amigo, o mar é maravilhoso, mas o respeito muito, com uma boa dose de medo... rss. E foi nele que aprendi a nadar.
    Deixo meus aplausos para esse poema maravilhoso, falando de algo que me fascina , mas também me distancia!
    Grande abraço, querido amigo e poeta, uma boa semana.
    "Seu curso infindo, seus animais
    De espécies tão diversificadas
    E suas intempéries e marés borbulhentas:
    A todos atrai para sua imensidão
    De tantos mistérios e encantamentos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais,
      Pelos remansos de tua lida solidarizo-me contigo e fico na torcida da tua breve e total recuperação.
      Sim, minha amiga, também penso ser o mar um dos motivos primordiais para a inspiração, em grande nível, de muitos poetas pelo mundo afora, cujo esplendor salta aos olhos de todos, num magnetismo de inenarrável beleza.
      Adorei a narrativa sobre os teus tempos de criança usufruindo de veraneios e encantada pelo mar. Ao contrário de ti, não tive o privilégio de nascer em cidade praiana, aprendi a nadar numa lagoa e, logo que comecei a nadar de verdade, resolvi me aventurar em lugar mais fundo e quase morri afogado, mas o susto valeu para experiências futuras.
      Meus sinceros agradecimentos por teu comentário tão tocante e belo quanto o teu talento literário, e muito me honra tão profunda generosidade de terminar teu comentário postando a útima estrofe do meu poema.
      Receba o meu abraço com o carinho e admiração de sempre, e votos de ótima semana com muita saúde, alegrias e paz.

      Excluir
  5. Hola Antenor, estoy contestando un sinfin de comentarios que tenia sin responder en otros blogs,
    en los tuyos dejas palabras tan elogiosas y bellas que vengo de nuevo a leerte y darte las gracias, eres un amigo entrañable,
    un abrazo y disfruta del verano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stella.
      Só tenho a lhe agradecer. Reafirmo que,
      igualmente, as suas palavras são muito
      incentivadoras para ao meu propósito
      poético.
      Fraternal abraço com votos de saúde e
      paz sempre.

      Excluir