domingo, 4 de junho de 2023

PAZ


            

Contemplo enternecido

Do alto da colina

As dunas desertas e tristes.

 

Vejo pássaros a enevoar

E meus pensamentos voejam

Entre o viver e o sonhar.

 

 O céu resplandece...

E a noite vem, silenciosa,

Abraçar o brilho das águas

E as areias do lugar.

 

Na colina entre matizes

E com o olhar a marejar

Sinto no âmago, a amalgamar,

As cicatrizes do passado

E o presente a me brindar.

 

Já não existem mágoas a sufocar;

Apenas dádivas...

Oferendas divinas...

Razão do enaltecer

A minha eterna paz.

 

              Antenor Rosalino

 

  

4 comentários:

  1. Voltando lentamente após os feriados e
    encontro esse belíssimo soneto de paz, o que
    mais queremos nesta vida, e tão difícil de mantermos
    por muito tempo, entre tropeços e mais tropeços
    nesse mundão tão agressivo, onde palavras ríspidas
    parecem que correm alegremente agredindo os ouvidos de gente que quer paz.

    "Já não existem mágoas a sufocar;
    Apenas dádivas...
    Oferendas divinas...
    Razão do enaltecer
    A minha eterna paz."

    Sempre muito bom ler você, Antenor,
    palavras sensatas, de paz, de tranquilidade,
    é bom quando fugimos das confusões dos humanos.
    É preciso manter uma esperança de que esse mundinho vai melhorar, mesmo com alguma nesga de dúvida.
    Grande abraço, amigo, um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tais. As suas ponderações aprofundadas
      e belas sobre as vicissitudes da vida passam a
      ter papéis secundários ante o desejo que temos
      de obtermos a paz. E isso é o que nos traz ânimo
      e esperança no porvir.
      Que alegria receber o seu comentário tão tocante!
      Fique com meus penhorados agradecimentos e
      votos de que o fim de semana lhe seja também
      proveitoso e dos mais felizes.
      Cordial e fraterno abraço do amigo
      Antenor


      Excluir
  2. Olá, amigo Antenor, este seu belíssimo poema
    levou-me obrigatoriamente à segunda leitura.
    O tema, as imagens poéticas e outros segredos
    da poética, foram o condutor da releitura.
    Meus parabéns, poeta, gostei muito de ler A Paz.
    Deixo votos de um ótimo fim de semana,
    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro amigo Pedro.
      O que dizer sobre tão elogiável comentário?
      As suas manifestações me impulsionam a
      continuar com minhas inventividades poéticas
      e lhe agradeço de coração por esse testemunho
      de amizade e cabal consideração.
      Meus sinceros agradecimentos e que o seu
      fim de semana lhe seja pleno de alegrias em todos
      os aspectos.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir