domingo, 9 de outubro de 2022

ABISMO



Desfaço os laços dos subterfúgios

e da indiferença. Não busco, porém,

em outros céus, a paz sonhada

e renegada!.


Não mais questiono.

Meus lábios emudeceram!

Meu lenitivo é o ar que respiro

e a doce esperança na eternidade

que me cerca,  se avizinha...


Não sinto o sol abrasar-me,

nem vejo a brisa tremer!

Os meus olhos pranteados,

não me deixam enxergar

o luar rasgando o céu

e estrelas cintilar!


Sigo apenas meu caminho

entre atalhos e espinhos,

sem jamais me hesitar

ou querer me retratar.


Quando um dia nessa trilha

minhas forças fraquejarem,

e meu corpo serpeante

pouco a pouco definhar...


Pedirei com indulgência

A quem por desdita trilhar

esse caminho de enfado

e deparar de repente,

com algo vil sobre o chão:

Pisa de leve, sim?

 Pode ser meu coração.


          Antenor Rosalino

 

14 comentários:

  1. Parabéns, Poeta! Um poema magistral. Amei :))
    -
    A saudade, é ...
    .
    Beijos. Bom Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sempre, Cidália.
      O seu incentivo tem valor incomensurável
      Um abraço com afeto e boa
      semana.

      Excluir
  2. Poema lindíssimo que muito gostei de ler.
    .
    Bom domingo … saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisonjeado muito lhe agradeço, Ryk@rdo.
      Saudações e ótima semana.

      Excluir
  3. Boa noite, poeta Antenor,
    li com a merecida atenção esse seu poema
    que nos mostra fases da vida, já madura, para
    qual se deve estar sempre atento.
    Um poema para ser relido com a mesma atenção
    da primeira leitura, e para meditarmos.
    Uma ótima semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro.
      Com satisfação recebo o seu comentário que muito me honra.
      Obrigado e votos são recíprocos.
      Fraternal abraço.

      Excluir
  4. Olá, amigo e poeta Antenor!

    Como vai vc e toda a família?
    Eu estive sem postar uns meses, porque precisei de descansar minhas mãos já operadas em 2018, mas de vez em qdo, preciso parar. Tenho contraturas nas duas, mas mais na direita.
    Um lindo e bem escrito poema, onde se reveem as fases da vida e se pede clemência por nós. Que se faça tudo devagarinho, porque alguém pode pisar um dos nossos órgãos, como referiu o coração.

    Beijinhos para todos e em especial para os seus netos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Fico muito feliz em saber de sua recuperação e lhe desejo saúde e paz sempre.
      Por aqui está tudo bem. Muito obrigado pelo gentil e belo comentário, inclusive com alusões à minha família.
      Suas doces palavras me deixam lisonjeado e se constitui num grande incentivo para a continuidade dos meus escritos.
      Despeço-me enviando-lhe o meu abraço com carinho especial e desejando a você e família tudo o que a vida tem de melhor.

      Excluir
  5. Boa noite, não tenho palavras para descrever este magnífico poema que me deixou bastante emocionada.
    Beijinho e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Paula!
      Fico feliz e muito lhe agradeço por sua apreciação que muito me anima a continuar com minhas inventividades poéticas.
      Terno abraço e que a semana lhe seja também promissora e feliz.

      Excluir
  6. Bah, mas que belíssimo poema, amigo, li atentamente como o tema pede, e descendo fui sentindo o cansaço daqueles que já estão desistindo, cansados e desiludidos. Sim, são as verdades que desenvolvemos, seja em prosa ou na poesia, mas são situações que também gosto muito de abordar, pois assim é a vida, nem sempre para todos é um mar de rosas. Aliás, bem o contrário, e como vemos isso!
    Aplausos, Antenor, um belo poema, de muita sensibilidade.
    Um grande abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Tais,
      O seu gentil e belo comentário é lenitivo para minha alma.
      Muito lhe agradeço por seu olhar abrangente ao contexto e lhe desejo dias felizes com saúde e paz.
      Cordial abraço com a admiração de sempre.

      Excluir
  7. De uma sensibilidade que me emociou, poeta. Gostei muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Feliz com sua gentil visita e apreciação só tenho a lhe agradecer, Maria Lucia.
    Cordial e fraterno abraço.

    ResponderExcluir