sábado, 28 de dezembro de 2013

RECOMEÇAR



                                                                   


  Dentre as infindáveis oportunidades que a vida nos oferece, o fato mais gratificante que há é a possibilidade que temos de recomeçar e continuar qualquer projeto que por motivos os mais diversos, muitas vezes são interrompidos, desviando sonhados rumos traçados ao longo da existência.
  Não são raros os casos de jovens que, fugindo às obrigações que lhes são delegadas, se arruínam pelos caminhos sombrios dos vícios e da depravação, interrompendo assim, o promissor futuro tão almejado por si e pelos seus familiares. Nesses casos degradantes e melancólicos, alguns renascem das cinzas malévolas dos anestésicos e artifícios do mal, influenciados por bons conselhos, para gáudio e alegria do seu contexto social e da sociedade de um modo geral; enquanto outros permanecem inertes, sem motivos para recomeçar uma vida com renovadas esperanças, talvez por falta de uma vontade mais ferrenha, ou por não ter tido a felicidade de ouvir conselhos e explicitações valorosas e, sobretudo, convincentes.
  Outros exemplos podem ser citados também em relação às pessoas idosas, muitas das quais, se entregam à inatividade e, sem qualquer razão de viver, seguem por veredas íngremes, sôfregas e angustiantes, antecipando o seu fim, até que, como um milagre, repensam suas vidas e reiniciam com garbo e sem olhar para trás, os seus projetos idealizados no passado, no sonho da mocidade, disseminando sabedoria e valiosos exemplos para os mais jovens.
  Em contrapartida, muitas são as pessoas idosas que insistem em permanecer indiferentes ao fato de que o importante não é a idade cronológica, mas sim, o estado espiritual de cada um.
  Não resta dúvida de que o ideal é a sequência natural dos esforços com a mais profunda fé na obtenção dos resultados visando a realização dos objetivos, mas é merecedor dos mesmos elogios aqueles que, tendo interrompido os seus acalentados sonhos por algum motivo superior às suas vontades retornam para a vida e recomeçam como que esculpidos e decantados para o cumprimento de suas metas.
  Nessa conformidade, fica patenteada a certeza de que as oportunidades para recomeçar aí estão para todos, sem discriminação, e a luz da esperança brilha incandescente esperando pelos olhares perdidos nas trevas para mostrar a sublimidade de que é preciso sempre continuar.


Autoria: Antenor Rosalino

Imagem da internet


4 comentários:

  1. OI ANTENOR!
    MUITO BOM TER RECEBIDO TUA VISITA, O INTERESSANTE É QUE JÁ TINHA TE VISTO PELA BLOGOSFERA E FIQUEI SURPRESA AO VER QUE TAMBÉM NÃO TE SEGUIA, O QUE AGORA ESTÁ RESOLVIDO.
    TEU TEXTO TRÁS A SABEDORIA DOS CERTOS DE MENTE E GRANDES DE CORAÇÃO.
    SÃO QUASE CONSELHOS QUE PODEM SER SEGUIDOS POR QUALQUER UM QUE QUEIRA MUDAR SEU DESTINO, POR ISSO, DESEJO QUE MUITOS QUE PRECISAREM O LEIAM E FAÇAM DELE SUA CARTILHA DE VIDA.
    QUE TEU NATAL YTENHA SIDO ABENÇOADO E QUE TEU ANO NOVO SEJA DE MUITA LUZ, JUNTO AOS TEUS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani Célia! Fico muito feliz, honrado e agradecido por suas gentis palavras. Ter você como minha seguidora é um estímulo dos mais preciosos, pois sua literalidade é das mais admiráveis. Renovo os meus agradecimentos, desejando-lhe também um Ano Novo dos mais venturosos e que tudo se realize a seu contento com profunda paz e alegrias extensivos à sua família. Abraços fraternos.

      Excluir
  2. Amado Poeta Antenor: Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo… É renovar as esperanças na vida e, o mais importante… Acreditar em você de novo. Sofreu muito neste período? Foi aprendizado… Foi limpeza da alma…
    Recomeçar é começar de novo. É jogar fora, destruir, remover tudo que não foi bom, que não valeu a pena, que foi feito errado, e com o que sobrou, reconstruir.
    É fazer novas paredes, no lugar daquelas que os erros encheram de buracos e rachaduras. Até as mais pequenas imperfeições no reboco tem que ser removidas, para que as novas estruturas possam ser sólidas. A verdade, Querido, é que teu texto nos traz mensagem de Sabedoria! Elucidativo e eloquente, com palavras dançando junto aos verbos. Que denotam a tua facilidade de escrever bem e com clareza!

    "Nada jamais continua,
    Tudo vai recomeçar!
    E sem nenhuma lembrança
    Das outras vezes perdidas
    Atiro a rosa do sonho nas tuas mãos distraídas.
    Mario Quintana!
    Beijo-te com a mais profunda admiração e amor, que lhe tenho. Sua eterna, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida Luiza. acho de fundamental importância as pessoas procurarem renascer em si mesmas, no afã de aprimoramentos. Isso, além trazer satisfação pessoal, é de vital importância para o relacionamento com as outras pessoas, com o mundo, enfim. Agradeço-lhe muito por tão sábio e amável comentário, ornamentado pelo belíssimo pensar poético do imortal Mario Quintana. Beijo-lhe com reciproca amorosidade, admiração e gratidão eternas. Seu eterno Antenor.

      Excluir