sexta-feira, 22 de julho de 2016

EXPERIÊNCIAS HUMANAS


                                                           
                                     


 Fazendo algumas reflexões sobre as experiências humanas ao longo da história, veio-me à mente a seguinte indagação: seremos nós, humanos, um pouco insanos? Talvez sim, talvez não.
  Faço tais ponderações pelo fato de termos tantos problemas a resolver e, no entanto, a cada dia criamos sempre mais problemas nesta nossa terra de tantas ambições e disputas entre nós mesmos.
  Por certo, quando Galileu Galilei deu notícia de que a Terra era redonda, causou admirável espanto, mas, a partir daí, abriu caminho dos mares que Cristóvão Colombo singraria. E ao descobrir a América, Colombo abria uma nova era.
  Muita coisa aconteceu desde então. Houveram guerras e invenções como a revolução da Independência dos Estados Unidos da América, que viria a se tornar a potência mundial de nossos dias atuais.
  O homem, buscando conquistar o espaço sideral, pisou, finalmente, o solo lunar. Seresteiros, poetas e os amantes passaram a exteriorizar seus sentimentos de forma bem mais abrangente e com novos olhares para o universo decantado.
  Hoje, mesmo em meio a dificuldades, os países desenvolvidos, destacadamente a América do Norte, avançam, significamente, nas áreas científicas, literárias e tecnológicas.
  No Brasil vivemos a era da informática, graças aos nossos irmãos do norte. Na internet temos o Facebook, o Googole, temos possibilidades de contatar familiares e amigos através de e-mails e tantas coisas mais... Entretanto, as pesquisas e missões espaciais continuam.
  Já é possível imaginarmos nossa vida numa era interestelar. Mas, como teríamos que nos adaptar ao espaço sideral, intriga saber como se daria essa adaptação.
  É evidente que essa resposta só poderia ser dada com exatidão por cientistas, mas, como um escribazinha posso, pelo menos, imaginar como exemplo que, quando foi inventado o avião aconteceram muitas coisas boas e ruins. Houve paz e guerra. O avião criado unicamente para funções sociais acabou se tornando também poderosíssima arma de combate, mas hoje a sua utilidade é inquestionável, e podemos viajar a qualquer país com incrível rapidez e conforto.
  Da mesma forma, é possível que um dia façamos nossa viagem espacial, e pego-me pensando em quanto ainda desconhecemos deste universo infindável, que chega até a mudar mentalidades e conceitos já formados.
  Os astros brilham! Para mim, há mistérios insondáveis sobre eles... Vez por outra ouvimos notícia sobre a descoberta de mais um planeta até então desconhecido.
  Observemos que os astros nos inspiram e foi observando os astros que Tales de Mileto enunciou estudos universais pré-socráticos que o imortalizou.


Autoria: Antenor Rosalino

imagem da internet


2 comentários:

  1. Parabéns...excelente tema, texto muito bem construído e bastante reflexivo, PERFEITO!!! abraços, ania..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com meu carinho, agradeço-lhe pelo gentil comentário, Ania. Afetuoso abraço.

      Excluir