domingo, 13 de setembro de 2015

OS FILÓSOFOS



                                                                   
                                                     


                                   As mutações circunscrevem nossas vidas,
                                   Assim como as hipóteses povoam lancinantes
                                   As mentes dos filósofos em suas dialéticas
                                   De busca pelas verdades intrigantes.

                                   A semântica pura e a precisão exata do saber
                                   Às vezes são ilusórias, e a certeza plena do presente
                                   Sempre se afigura incerta no amanhã,
                                   Provocando inovações e sonhos diferentes.

                                   A filosofia renasce, então, a cada dia, evocando luzes,
                                   Como a poesia do alvor nas manhãs ensolaradas,
                                   Deixando no ar interrogações que se redesenham
                                   Nas mentes buscadoras da precisão acalorada.

                                   Em seu estro lastro e abnegado,
                                   Os filósofos, incansáveis, conquistam o mundo,
                                   Como fizeram os pitagóricos, estóicos, epicuristas...
                                   E sobrevivem permeando hipóteses em magnetos fecundos.

                                   Quando a filosofia é vazia, o homem se perde
                                   Descrente do progresso espiritual latente
                                   E os mistérios se avultam entorpecidos,
                                   Deixando a vida ignóbil e todos os sonhos cadentes.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet

3 comentários:

  1. Meu Amado Antenor, a minha filosofia é a dos Sentidos!Tão transitório que é o mundo, tão eterna que é a Vida. Uma Angústia, Uma Dor, Uma Traição, Uma Grande Tristeza, giram em torno da Filosofia, que não é vã, mas, também não é perfeita! Só haverá razão de bem viver se Meu Poeta Maior - continuar a escrever que o Luar é Belo, que o Mar será nosso abrigo futuro! Que a canção sempre terá razão de viver, que Nosso Amor é Sagrado! Enquanto meu Amado escrever! Meus efusivos parabéns, por tão premente poema, escrito sob as digitais da tua Sabedoria! Beijo com todo amor que lhe tenho! Sua eternamente, Lu!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Amado Antenor, a minha filosofia é a dos Sentidos!Tão transitório que é o mundo, tão eterna que é a Vida. Uma Angústia, Uma Dor, Uma Traição, Uma Grande Tristeza, giram em torno da Filosofia, que não é vã, mas, também não é perfeita! Só haverá razão de bem viver se Meu Poeta Maior - continuar a escrever que o Luar é Belo, que o Mar será nosso abrigo futuro! Que a canção sempre terá razão de viver, que Nosso Amor é Sagrado! Enquanto meu Amado escrever! Meus efusivos parabéns, por tão premente poema, escrito sob as digitais da tua Sabedoria! Beijo com todo amor que lhe tenho! Sua eternamente, Lu!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha amada poetisa Lu, os teus comentários são sempre construtos de sabedoria. Enquanto os filósofos buscam razões para a existência, os poetas e poetisas a enfeitam e você sabe emoldurá-la com exuberante lirismo e segue fazendo dos sentidos a tua crença filosófica maior. Levarei como bagagem pela vida afora os teus exemplos de visão sobre o verdadeiro amor e a vida. Obrigado sempre e um beijo imenso do teu eterno Antenor

    ResponderExcluir