quarta-feira, 15 de julho de 2015

REGISTRO DE UMA IDEIA


                            
                                                              


Há já algum tempo, participei do Curso de Agente de Desenvolvimento Local, ministrado pelo SENAC, que tem por finalidade detectar e procurar soluções para problemas existentes em determinadas localidades. Concluído o curso, tive a ideia de criar uma biblioteca num bairro periférico, visando incentivar o hábito da leitura e, principalmente, beneficiar os jovens estudantes da localidade, no sentido de não precisarem se deslocar tanto para fazer suas pesquisas na única biblioteca pública da cidade, cujo local, para eles, é um tanto distante
   A minha atenção foi voltada para um centro comunitário então abandonado no local, pois vislumbrei ali a possibilidade de concretizar meu intento, obviamente, com o apoio de algumas pessoas e segmentos sociais. Nesse centro comunitário poderia, inclusive, ser ministrado, futuramente, alguns cursos gratuitos com professores e outros orientadores voluntários e até mesmo com o apoio de órgãos públicos.

   Após algumas conversas com o responsável pelo local, este chegou a destinar-me uma área para a biblioteca, mas a diretoria estava em fim de mandato e outros empecilhos foram criados pela dificuldade em localizar outros dirigentes.
  Comuniquei o fato numa das reuniões da Rede Social Araçatuba, e um dos presentes sugeriu uma análise minuciosa do meu propósito, e que a mesma fosse levada à Secretaria do Meio Ambiente, pois talvez houvesse a possibilidade de ser utilizada até mesmo uma das casas desocupadas do recinto de exposições da Fazenda do Estado para a concretização desse objetivo.
  Ocorrido o encontro, o meu intento teve a aquiescência esperada, porém, já naquela ocasião, estavam sendo criadas as “geladeiras de livros”, ou seja, guaritas onde ficam expostos revistas e livros diversificados à disposição das pessoas interessadas.
  Assim, o meu projeto não teve sequência. Entretanto, em conversa com um amigo, este achou muito interessante a ideia, e, com base nisso, resolveu criar uma sala de leitura anexa à sua residência, num espaço de propriedade de uma igreja de tradição nipônica.
  Tudo indica que a semente lançada, sendo regada zelosamente, resultará, num futuro não muito distante, em frutos gratificantes no contexto do interesse pelas boas obras, principalmente dos grandes autores e do saber em si, e, se apenas uma pessoa for beneficiada com esse feito, isto será o bastante para dar a mim e ao amigo que se baseou na ideia, a conscientização plena de que nosso viver não foi em vão, e, de qualquer forma, deixo aqui o registro desse intento que, se algum dia for viabilizado, fica o regozijo de algo mais que poderá ficar para a posteridade, e, se definitivamente rejeitado, pelo menos fica a certeza de que houve a tentativa de uma intenção humanitária e, sobretudo, isenta de interesses pessoas, destinada apenas ao bem comum.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário