sexta-feira, 31 de julho de 2015

O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA



                                                                     



  A violência, em qualquer circunstância, é repugnante e condenável, mas ganha perfil animalesco, quando é originária de desigualdades sociais que levam o indivíduo a situações humilhantes de miséria e abandono.  E esta situação faz com que presenciemos a cada dia, e de maneira cada vez mais crescente, muitas pessoas agirem como se não fossem humanas, praticando atos extremamente vergonhosos para a moral e assim, o caráter, que é o que diferencia o homem dos animais acaba por esvair-se, fazendo que ambos pareçam iguais.
  Na verdade, o fenômeno da violência é antigo, mas é estarrecedor o que vem acontecendo em nossos dias atuais. O consumismo vem gerando exacerbadas ganâncias e muitos são aqueles que se arruínam nessa imposição capitalista e se enveredam na vida do crime. Fecham os olhos para as consequências e passam a matar e roubar para saciarem seus desejos, cujo único propósito é tirar do outro as suas posses. Esse tão pecaminoso intento ganha força, principalmente, porque a lei é branda para marginais, e muitos crimes são cometidos sem que se descubram os autores.
  Muitos são os fatores que levam a esse estado de coisas, mas a concentração de renda nas mãos de alguns privilegiados e os níveis precários de educação do país são, fundamentalmente, o alicerce da violência.
  Nada justifica a criminalidade, mas, é evidente que, havendo tantas desigualdades, surjam revoltas de grande parcela da população e isso se torna o ponto de partida para os tendenciosos ao crime.
  Não há outra saída, a não ser acabar, preliminarmente, com a violência moral que separa as pessoas pelo poder que alguns exercem sobre outros em determinados cargos públicos ou mesmo privados. O país sofre, mais do que nunca, da carência de políticos honestos, que se comprometam com a sociabilidade dos mais necessitados.
 Causa estranheza e dor sabermos que, por mais que haja investimentos na área educacional, tais recursos ainda não são suficientes para disseminar a almejada paz nas escolas. Pelo contrário, o bullyng ganha força sempre mais, e hoje, está se tornando comum os alunos brigarem também com os professores, que, indefesos, já não representam referências de respeitabilidade para eles.
   Em contrapartida, os professores clamam e choram ao presenciarem essa brutal realidade que vem fazendo com que a escola que deveria ter uma forma eficaz de combate à violência venha a perder o pouco da força que lhe resta.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet




2 comentários:

  1. Olá Antenor, Um tema que merece apreciação, vc disse tudo. Sabe Deus onde vamos parar, estamos à mercê da violência e condenados a vivermos engaiolados, parece que estamos vivendo num país onde as Leis foram sepultadas, as autoridades perderam a força e o banditismo assumiu o poder.Infelizmente é a nossa realidade.
    Parabéns pelo grito.
    Fraterno abçs!
    Diná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diná! É um sempre um prazer receber os seus comentários. Você tem razão, amiga. As leis não estão sendo cumpridas como deveriam e o que mais estarrece é o futuro sombrio que vem sendo reservado às nossas crianças e jovens. Obrigado e um afetuoso abraço.

      Excluir