quarta-feira, 28 de maio de 2014

CORPOR E ALMA



  Na solidão dos meus momentos de quietude em que sou dominado pela mais profunda paz, tive o pensamento voltado para os ideais humanos e a grandiosidade da alma.
   É sabido que não somos capazes de evitar as ondas de pensamentos bons ou ruins que invadem a nossa mente a todo instante. Entretanto, temos o poder de não dar guarida aos pensamentos que nos afiguram indesejáveis.
   Infalivelmente, o corpo humano não terá saúde plena se a mente estiver doentia, voejando em vales pecaminosos de desespero e dor.
   Analogamente, principalmente em nossos dias atuais, temos observado cada vez mais freqüentemente, uma preocupação exacerbada pela conquista de dinheiro e poder, e, na mesma proporção, a um acentuado e degradante descuido para com as coisas espirituais.
   O cuidado com o corpo físico é notória nas academias que proliferam sempre mais os centros urbanos.
   Evidentemente, fazer exercícios é fundamental para uma vida saudável e melhor ainda é a freqüência nas academias de ginásticas, mas é preciso fazermos com que o desenvolvimento e a saúde corpórea esteja em unicidade com a sublimidade da alma. Assim, estaremos agindo de forma coerente com os ideais sublimes e perfeitos para os quais fomos criados.
   É notório também, que, quando agimos em conformidade com esses princípios de unicidade, temos uma sensação de incrível prazer pela leveza da consciência cumprida. E este sentimento é o alicerce mais edificante e puro para que todos os nossos propósitos e projetos de vida possam consolidar-se em sua plenitude pelas vinhas da solidez e da sabedoria.
   Voltando ao desejo de bens materiais, façamos justiça com os empresários e latifundiários que visam o crescimento de seus negócios com a finalidade primordial, não de acumular riquezas, mas sim, de valorizar os seus funcionários, gerar empregos e ser útil à população. Estes sim mantêm atitudes abençoadas e elogiáveis, como todas as pessoas que, de uma ou outra forma, são úteis à sociedade e vivem em paz com a consciência.
    Por outro lado, são profundamente tristes e condenáveis as atitudes de pessoas inescrupulosas que não hesitam em prejudicar os semelhantes, se isso lhe convier, para atingir os seus propósitos gananciosos de poder, e muitas dessas pessoas já são agraciadas por grandes fortunas, mas não se contentam e dominadas pelo egoísmo, querem sempre mais... Com isso, distanciam-se da força espiritual que caracterizam os grandes nomes da história, a maioria dos artistas, literatos e, de forma peculiar, os poetas, filósofos e santos de todos os tempos.
     Convenhamos, sobretudo, que não há felicidade quando o corpo prospera, mas a alma decai.


Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário