domingo, 15 de setembro de 2013

A ARTE NO MUNDO



                                                               


 Num desses momentos em que sou tomado por um estranho sentimento contemplativo, tive o pensamento voltado para o magnetismo da arte em todas as suas modalidades pelo mundo.
  A arte em suas nuances de esplendor e perfeitas formas simétricas, encanta os olhos de quem a vê e faz com que os corações tomados por esta sensoriedade, esmaeçam como se estivessem vivenciando um eldorado de sonhos.
  Não há outra forma de representatividade da natureza em seu apogeu e da própria vida em todas as suas esferas, do que o pensar poético dos artistas em suas diversas áreas de conhecimento.
  Segundo os preceitos religiosos, somos feitos à imagem e semelhança de Deus e possuímos o cantado e decantado livre arbítrio. Mas a única criação que possuímos em nossa individualidade, é a capacidade de darmos formas sempre inovadas às ideias  que nos surgem constantemente a todo e qualquer momento, sem as quais, não estaríamos desfrutando das maravilhosas invenções e do conforto do dias atuais.
  A arte e todos os seus segmentos são oriundos dessas formas inovadas de ideias  Inebria  os nossos olhos quando nos focamos ao deleite que uma escultura nos proporciona. O manuseio do cinzel traz um perfeccionismo de irretocável beleza a certas esculturas, que chegam a parecer deuses esculpidos em marfim.
  O artista plástico, tanto no magneto das obras em quadros onde as aquarelas reluzem, como no labor das memoráveis esculturas, retratam e pintam a vida no seu apogeu maior.
  E o que dizer da música? Ponderando sobre a influência da música em nossas vidas, é fácil concluir que, inquestionavelmente, a musicalidade integra de forma decisiva muitas de nossas emoções.
  Tomemos com exemplo as cantigas de ninar, as quais são interpretadas com uma ternura que emociona, demonstrando todo o calor, o cuidado e proteção das mães para com seus sempre amados filhos.
  Tal sentimentalidade impregna na alma das crianças um enlevo tão enternecedor, que fica incrustado na memória dos pequeninos por todas as suas vidas. Da mesma forma em outras ocasiões, a música marca e acompanha indefinidamente toda a nossa existência, em quase todas as esferas.
  Parece-me que, não fosse a música, seria como se navegássemos num mar de tristezas, somente. Os músicos são dotados de uma percepção sobejante sobre todas as coisas e captam em invisíveis radiogramas toda a ternura presente nos quatro cantos do mundo.
  Temos, sobretudo, a radiância, o pensar sempre elogiável e altruístico dos poetas e escritores. Estes seres pensantes são predestinados a fazer com que as pessoas abram as suas mentes para reflexões aprofundadas que as levem ao reto viver e a inventividades e exemplos grandiosos e atemporais.
  Já dizia Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Tão profunda verdade essa máxima nos traz, que deveria ser insistentemente lembrada e incrustada na mente de todos, desde os primórdios da vida escolar.
  Assim e só assim, sabendo dar valor às artes e às leituras diversificadas e construindo e refazendo sempre, em busca do conhecimento e do bem comum, é que poderemos vislumbrar o futuro com faiscantes sorrisos de alegria, por refletirem a paz e a poesia latente em nossos corações.


Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário