sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O SIGNIFICADO DE UM FAVOR


                                                             


Comumente somos levados por circunstâncias as mais diversificadas, a solicitar determinada ajuda a alguém, assim como também quase sempre nos prontificamos a prestar algum favor solicitado.

  É natural que seja assim, pois vivemos em sociedade e seria impossível passarmos pela vida indiferentes a essa permuta de gentilezas e comunicabilidade, a qual, além de demonstrar a delicadeza do benefício, provoca real estreitamento da solidez de muitas amizades.

  O favor pode ou não ser solicitado. E ganha maior valor e notoriedade, quando é feito espontaneamente; quando notamos a necessidade de alguma pessoa e, evidentemente, desde que esteja dentro de nossas possibilidades, prontificamo-nos a ajudá-la. Tal atitude é tão admirável que chega a ser sublime! Transforma-se até mesmo num ato de caridade.

  Efetivamente, o favor só tem valor e significado de nobreza de sentimentos, se for feito sem o intuito da recompensa, com o único propósito de ajudar e ver a pessoa beneficiada feliz em seus propósitos.

  O difícil, portanto, em se tratando de ajudar alguém que pode até mesmo ser uma pessoa desconhecida, não é o favor propriamente dito, pois este sempre é feito dentro de nossas possibilidades. O difícil – e é aí que reside o valor da ajuda -, é nunca demonstrarmos o sacrifício que por ventura fizemos para que tal benefício se concretizasse e jamais pensarmos em ser recompensados.

  Não é raro, ao sermos esquecidos por alguém que ajudamos, sermos tentados a lembrar do que fizemos e mostrar o quanto estamos sendo injustiçados. Esta indignação precisa ser evitada, mesmo porque, ser ingrato ou não, é competência de cada um e não temos o poder e nem o direito de exigir reconhecimentos.

Da mesma forma, caso julgamos ser superiores aos condiscípulos, devemos fugir de ostentações banais e procurarmos ser modestos, pois o verdadeiro mérito não gosta de se mostrar.

  Existem pessoas que, inclusive, praticam atos caridosos e até mesmo se desfazem de certos bens ou valores materiais e fazem questão de se manter no anonimato.

  Qualquer que seja a atitude tomada, e sendo ou não reconhecidos, o importante é continuarmos disseminando sementes de benevolência e simpatia, muitas das quais, certamente se perderão pelo nosso caminho, mas, uma só que vier a frutificar, será suficiente para valer a pena por todos os nossos atos de amor perfeito e exemplar solidariedade.



Autoria:   Antenor Rosalino

Imagem da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário