sábado, 24 de agosto de 2013

ENTREVISTA


 Entrevista concedida ao Folhetim Araçatuba e Região,
e publicada no site www.aracatubaeregiao.com.br, em
2011, onde a mesma poderá ser visualizada com maiores
detalhes.


01) Quem é ANTENOR ROSALINO?
Resp. Sou araçatubense, aposentado pelo serviço público municipal, tendo interrompido os estudos ao ingressar no 3º ano do curso de Ciências Econômicas, e aproveito esta maior disponibilidade de tempo para ler e escrever, que são coisas que sempre gostei de fazer, desde a minha juventude, quando a minha primeira crônica foi publicada no extinto Jornal A Comarca. Atualmente faço parte do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras.

02) Antes de começar a falar do seu trabalho, o que o Sr. tem a falar da sua cidade?
Resp. A minha cidade é o aconchego dos meus sonhos, das minhas raízes. É onde também nasceram os meus filhos. Eu adoro a minha cidade e fico triste quando vejo bloqueado o seu desenvolvimento por questões de incapacidade política.

03) O Sr. gosta mais de ler ou  de escrever? Por quê?
Resp. Se me permite, eu direi que não posso desassociar uma coisa da outra. Ler é uma necessidade para engrandecimento espiritual e para a obtenção de conhecimentos inenarráveis. Por outro lado, escrever também é uma necessidade que sinto de trazer à luz, o que está latente no mais íntimo do meu ser.

04) Quanto ao que escreve, o Sr. tem preferência por quais temas? Por quê?
Resp. Preferencialmente gosto de escrever poemas diversificados. Isto porque, eu não tenho um estro poético definido. Não me atenho a apenas um enfoque, como por exemplo, o amor. Gosto de escrever em tom poético tanto do amor como da natureza ou de qualquer coisa do cotidiano. Cito como exemplo, um poema que fiz recentemente sobre a lamentável tragédia em Realengo.

05) Com quem se identifica mais em suas obras? Por quê?
Resp. Identifico-me com o romantismo de Fernando Pessoa e de Machado de Assis, pois ambos expressam com invulgar lirismo não só as nuanças e complexidades do amor, mas também, a mais alta poesia da natureza e as venturas e desventuras do ser.

06) Como foi a ideia de começar a escrever'?
Resp. Desde a infância, eu já ouvia declamações e me emocionava. Na adolescência ouvia muitas crônicas poéticas pelo rádio. Certo dia de domingo, na minha juventude, caía uma chuva fina pela cidade, mas a noite estava convidativa e ainda pairava estrelas no céu. Neste cenário, deparei-me com alguns colegas de trabalho e, de repente, eu disse  a eles que iria escrever algo sobre aquela noite. E assim o fiz. No dia seguinte escrevi a minha primeira crônica.

07) O que o motiva a escrever? Tem alguma mania ao fazer? Algum "cantinho" especial?
Resp. A minha inspiração é motivada por qualquer coisa que desperta a minha atenção. Não tenho determinadas manias. Procuro apenas estar a sós com a minha imaginação.

08) Com toda certeza o Sr. já ouviu críticas sobre o seu trabalho. Como as encara?
Resp. Sim, já recebi críticas e as encaro como uma motivação a mais para aprimoramento dos meus escritos. Entendo que, quem não aceita críticas, não merece ser elogiado.

09) Falando sobre seus trabalhos, como decide sobre os títulos?
Resp. É preciso que o título traga abreviadamente, o enfoque daquilo que está sendo tratado. Todo o contexto deve estar ligado ao tema.

10) Como o Sr. estabelece uma relação entre o título e a obra?
Resp.  O título deve trazer o enfoque do contexto. Deve causar algum impacto que possa despertar a atenção do leitor para a idéia que o autor deseja transmitir.

11) Depois que coloca o título, em algum momento já quis mudar o título da apresentação?
Resp. Em algumas ocasiões, sim. Não pelo título estar em desarmonia com o texto, mas apenas por questão de estética.

12) Que reação o Sr. tem ao ver uma obra terminada?
Resp. A sensação que tenho é de um prazer incontido, por acreditar que sempre há alguém compartilhando com o meu pensar. Confesso, porém, que muitas vezes refaço alguns parágrafos ou versos, sempre em busca da perfeição por inteiro.

13) A obra "Paisagens Verbais" teve inspiração em quê? Ou em quem?
Resp.  Na verdade, o título seria Prisma Poético, porque eu gosto muito de utilizar metáforas nos meus poemas. Com base nisso, imaginei que esse título poderia ser, subentendido como paisagens que visualizamos poeticamente. Por exemplo, se eu me refiro ou escrevo a palavra estrelas, logo o leitor imagina um céu estrelado. Daí o título empregado. Entretanto, um dos meus filhos sugeriu o título Paisagens Verbais. Adorei a sugestão e assim ficou.

14) O Sr. ao preparar as suas obras tem em mente passar algum aprendizado (lição de vida)?
Resp. Eu sempre espero contribuir de alguma forma com o resgate da poesia em nossos dias atuais e, ao mesmo tempo, transmitir um sentimento que se identifique com pensamento do leitor e traga algum lenitivo para a alma.

15) Como é o "retorno" por parte dos apreciadores da boa arte da escrita? Deixa-o satisfeito?
Resp.  Surpreende-me a aceitação ao meu trabalho. Tenho recebido inúmeros comentários elogiosos, algumas homenagens e milhares de leituras estão computadas na minha página no site do Recanto das Letras, onde publico os meus escritos. Fico imensamente feliz e gratificado ao saber que o meu propósito não está sendo em vão.

16) O senhor participa de algum grupo de estudo ou associação cultural?
Participo da Rede Social Araçatuba que é fomentada pelo SENAC e do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras.

17) Aos estudantes, o que indica?
Resp. Que não desistam jamais dos seus ideais. Por maior que sejam as dificuldades, estas deverão ser enfrentadas com perseverança, pois o estudo é o único caminho para evolução do ser e do mundo. Além disso, a recompensa a este denodado empenho é de um valor indizível.

18) Qual recado deixaria aos leitores do site?
Eu gostaria que os leitores jamais deixassem de visitar este site e que, preferencialmente, o fizessem com constância e ajudassem no propósito altruístico do mesmo que é difundir e promover cultura e tudo o que Araçatuba e toda a região têm de melhor.

19) Como se pode ter contato com o seu trabalho?
Através da minha página no site do Recanto das Letras, cujo link é o seguinte: www.recantodasletras.com.br/autores/antenorrosalino
E para contatos: antenor.rosalino@terra.com.br

20) De certa forma, a partir das várias leituras que fazemos, gostamos de algum livro - porque nos marcou, ou por outras razões. Qual é livro que mais  o sr. gostou? Por quê? Indicaria aos estudantes?
Resp. Impossível para mim, designar apenas um livro, mas citarei aquele que mais gostei entre os que li recentemente. É de autoria do Dalai Lama (Prêmio Nobel), em parceria com Howard C. Cutler, cujo título é “A arte da felicidade” – um manual para a vida. Eu gostei pela capacidade que os autores tiveram de transmitir com simplicidade, clareza e objetividade, os pensamentos que nos levam a atitudes de plena harmonia física e espiritual. Sugiro aos estudantes primordialmente, livros de grandes autores, como este, por exemplo. Outro livro marcante: Helena, de Machado de Assis.

                                            -------------------------------
                                                       ----------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário