sábado, 20 de janeiro de 2024

DIAGNÓSTICO

         


Nos exames rotineiros...

Check-up cardiovascular,

Surpreendente resultado:

Angustiante insuficiência cardíaca

Viera ameaçar-me!

 

Esteira, eletro, ecocardiograma...

Equânimes resultados

Predizem o meu pensar:

Há tempos não sou jovial,

Necessito resguardar-me.

 

O ar ainda se entranha

Com fragrância no meu ser,

Sem presságios a agitar

Os anos que viverei.

 

Palpitações não me perseguem,

Porém, a veia aorta

Dilatou-se em demasia,

Expondo seu pranto oculto

Em doses de elegia.

 

Sem a carência cirúrgica

Acalmo o meu coração

Com indulgente esperança

Nas bonanças do amanhã.

 

             Antenor Rosalino

10 comentários:

  1. Ufa que alívio! E que bom que a situação virou poesia. Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rô. Felizmente a situação não é tão grave assim, basta os cuidados necessários.
      Muito obrigado pelo seu expressar de consideração e cordialidade. Terno abraço e tenha um Feliz 2024.

      Excluir
  2. Muito bem poetado!
    Que o amanhã traga bonanças!
    Cuidados e tudo de bom!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre grato, Fá menor, pelos votos e
      pela alegria que me proporciona por ter
      gostado do meu poetar.
      Meu abraço de afeto.

      Excluir
  3. Olá, meu amigo, olha, na medida que vamos vivendo, pegando mais uns aninhos, essas coisas vão aparecendo, podem se dirigir ao coração, ao fígado, ao rim e a todos os órgãos. Porém, aprendi a vida toda com meu pai ( era cardiologista) que ainda bem que esses sinais foram detectados, imagine se não fossem! E serão monitorizados, bem cuidados. Mas não são só em nós que aparecem esses problemas, pessoas jovens estão mostrando sinais de cuidados. Cuide bem, meu amigo, e não se amargure, não! Tenho uma tia com certos problemas que já alcançou 104 anos! Nosso corpo reage e pede cuidados, foi isso que aconteceu. Cuide-se bastante, querido amigo. Imagine se você não soubesse de nada...
    Grande abraço! Paz, saúde e alegria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais.
      O seu comentário é bálsamo para minha alma.
      Com a singeleza e a belíssima literalidade que lhe caracteriza você traz à luz verdades irrefutáveis herdadas do seu saudoso pai - ao que tudo indica um notável cardiologista -, sobre esses alertas que vêm como bênçãos para melhor atentarmos no que tange aos cuidados necessários com a saúde.
      Não me amargurarei, querida amiga, pelo contrário, sinto-me revigorado após a leitura do seu belíssimo comentário que me comove.
      Que maravilha o fato de sua tia já ter atingido 104 anos de vida, apesar de alguns problemas naturais para essa idade. MInha reverência a ela com meu mehor carinho.
      Meus agradecimentos mais profundos por você
      conceder-me a honra de sua amizade. Que todos os seus dias sejam abençoados e felizes. É o que lhe desejo de coração.
      Terno abraço.

      Excluir
  4. Olá, amigo Antenor, este seu excelente poema diz que
    o poeta não precisa se preocupar, pois seu coração foi feito para a poesia. Que sua lira continue afinada para que dela resulte
    seus belos poemas.
    A Taís, filha de cardiologista, me disse que foi ótima essa descoberta agora para que a saúde fique em dia!
    Agora é muito otimismo e muitos poemas!
    Grande abraço, meu amigo, tudo ficará bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo e poeta Pedro.
      Muito lhe agradeço pelo gentil comentário e honra-me a sua apreciação ao meu poema.
      Acabei de observar o maravilhoso comentário da Taís que enfatiza, com muito acerto, o quanto é interessante e benéfico esses alertas do próprio organismo humano, para que tenhamos maior cuidado com a saúde.
      Diferentemente do meu saudoso pai, que faleceu com apenas quarenta e poucos anos de idade por ter problemas cardíacos e não seguir as orientações médicas (morreu dormindo), eu meu cuidarei para o meu próprio bem e para exemplar meus filhos e netos.
      Renovo os meus agradecimentos desejando-lhe uma saúde abençoada e feliz em todos os sentidos.
      Grande e fraterno abraço.

      Excluir
  5. Llego desde el blog de Tais, y al leer tu poema (que me ha patrcido una vivencia real), he sentido tranquilidad en ti, la vida nos pone a prueba en multitud de ocasiónes, pero nuestra actitud ante ellas nos ayuda a paliarlo, a veces a superarlo.
    Espero que así sea y que podamos disfrutar de tus versos por años sin término
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Stella.
      Fico feliz com seu amável contato e por ter lhe proporcionado a experiência à qual você se refere. Indubitàvelmente sim. Pelos ocasos da vida, as adversidades demontram maiores ou menores graus de preocupação conforme nossa atitude mental.
      O seu propósito de desfrutar dos meus versos muito me honra e lhe agradeço também, imensamente, pelo prazer de sua amizade.
      Cordial abraço e ótimo domingo.

      Excluir