domingo, 10 de dezembro de 2023

DIAL

 


       


No encantamento mágico do amanhecer,

Contemplo a nostálgica pousada

De inocente cisne à beira de profundo lago.

 

Os passarinhos gorjeiam em revoadas

E, mansamente, raios dourados e multicores

Anunciam a alegre chegada do sol,

Derramando suas bênçãos com florescência vivaz.

 

Na brevidade do dia fugaz,

Vem a poesia do entardecer!

Por vezes, vagarosamente,

O pranto das nuvens cai...

 

E logo chega o anoitecer,

Trazendo a suave brisa

Trepidando os rios em seu curso,

Procurando o mar.

 

Final do dia!

As montanhas silenciosas

Vestem o manto crepuscular.

Brilham sorrisos...,  sob a luz do luar.

 

                 

                   Antenor Rosalino

 

14 comentários:

  1. Poema deslumbrante que muito gostei de ler. O meu aplauso pela inspiração poética.
    .
    Dezembro. Mês de Paz e Amor. Seja feliz.
    .
    Poema: “ Aquele entardecer “
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisonjeado só tenho a lhe agradecer, Ryk@rdo.
      O mês de dezembro enseja mesmo maior reflexão sobre a premente necessidade de maior disseminação de amor e solidariedade, só assim a vida se torna mais leve.
      Fraternal abraço.

      Excluir
  2. Olá, meu amigo Antenor,
    magnífico poema em homenagem às três fases
    do dia, aurora, crepúsculo e noite.
    Um poema que, com maestria faz merecida homenagem
    à Natureza, o que temos de mais belo.
    Parabéns pelo tema e pela inspiração.
    Deixo meus votos ao amigo poeta e sua família, de um Feliz Natal e de um Ano Novo com muitas realizações e esperança. E paz!
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro.
      Folgo em saber que a minha exortação à natureza tenha sido alvo da sua admiração, fato que muito me honra.
      É muito acertada a sua afirmativa sobre a beleza imensurável da natureza em seu apogeu. Indubitàvelmente sim. É o que há de mais belo.
      Muito obrigado, meu amigo, pelo valioso incentivo, pelos votos e tão belo comentário.
      Desejo-lhe também um Feliz Natal, muita saúde, alegrias e paz no transcorrer do Ano Novo, extensivos à sua família.
      Grande e fraterno abraço.


      Excluir
  3. Olá, meu amigo Antenor!
    Que belo poema, amigo, sempre digo que a natureza é a nossa amiga de todas as horas. Estamos tristes, saímos para espraiar nossa tristeza e receber o calor do sol, a paz das árvores, das flores, dos parques, das lindas e repousantes imagens da praia. E voltamos bem melhor. E, se estamos alegres, felizes, queremos é sair, dividir nossa felicidade - onde? Nos mesmos lugares! Você disse tudo com sabedoria. As vezes chego na minha janela e árvores em profusão esperando um suspiro meu de Bom dia!
    Querido amigo, desejo a você e sua família um belo Natal e um Novo Ano com mais paz para o mundo, assim pode ser que essa paz tão desejada, traga ao mundo os outros nobres sentimentos.
    Grande abraço! Obrigada por postar tão belos poemas em 2023.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais.
      O seu comentário muito me alegra e incentiva. Ser-lhe-ei sempre grato por conceder-me a honra de sua amizade que me proporciona, inclusive, deliciar-me e absorver as suas tocantes e belíssimas inspirações literárias em em seu maravilhoso blog.
      Sobre o tema do poema em pauta as suas ponderações são irretocáveis. Fico a imaginar a ternura do seu deleite vicejando a natureza que, seguramente, se energiza aos singelos suspiros seus em cada dia.
      Agradeço-lhe penhoradamente por tudo e desejo, igualmente, a você e família, saúde em profusão, felicidades e que a nobreza de seus sentimentos possa disseminar flores de paz ao maior número possível de pessoas.
      Grande abraço, minha querida amiga. Feliz Natal e abençoados dias no transcorrer de todo o Ano Novo.

      Excluir
  4. Olá, Antenor
    Bela postagem, a natureza é maravilhosa, Feliz Natal e um novo ano repleto das alegrias de Deus, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinalva.
      Muito lhe agradeço pelo gentil e belo comentário que muito me honra, ao tempo em que lhe desejo, igualmente, FelizNatal e que o Ano Novo lhe seja abençoado e repleto de grandes realizações.
      Grande e fraterno abraço.


      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá, Rô
      Foi um prazer receber o seu comentário.
      Feliz Ano Novo para você também e um grande abraço.

      Excluir