sábado, 5 de agosto de 2017

LITERATOS DE ARAÇATUBA


                      
                                                



  Tendo participado de um evento simples, mas profundamente significativo, pois se tratava de um Varal de Poesias realizado pela Academia Araçatubense de Letras para homenagear o Dia das Mães, fiquei a imaginar como é gratificante ver idéias como essa terem o apoio necessário não só da comunidade, mas também dos órgãos públicos.
  Não podemos negar a necessidade de disseminação da cultura, seja qual for o segmento. É o único caminho para uma sociedade que deseja trilhar as vinhas do conhecimento e da sapiência mais cristalina e pura.
  Esse evento foi idealizado pelo professor e acadêmico Hélio Consolaro,  que também idealizou outros eventos e, sobretudo, fundou, há longos anos, um grupo destinado a  pessoas que gostam de literatura,  o Grupo Experimental, fomentado pela AAL - Academia Araçatubense de Letras. Acredito que esse grupo seja o único existente no Brasil. É freqüentado por pessoas compromissadas em aprimorar conhecimentos e desenvolver trabalhos literários. Além disso, o também professor e acadêmico Tito Damazo idealizou e vem brindando, com esse grupo, a coletividade araçatubense com brilhantes apresentações em saraus lítero-musicais, abrilhantado por jograis e até encenações teatrais, sempre enfatizando grandes escritores e poetas de nossa literatura.
  Esse maravilhoso grupo é composto por pessoas simples, dedicadas a disseminar o que aprendem em suas reuniões mensais, sempre acompanhados por um ou outro acadêmico, de cujo grupo já participaram muitos dos acadêmicos constituídos tanto do passado como atuais.
  Todos os acadêmicos contribuem com os propósitos da AAL visando sempre a difusão da cultura e preservação da Língua pátria e não são raros aqueles que conquistaram importantes concursos literários. Além disso, periodicamente, promovem brilhantes palestras gratuitas, algumas das quais são proferidas por escritores não acadêmicos. A AAL promove também, anualmente, o Concurso Nacional de Poesias “Osmair Zanardi”  e o Concurso Estudantil de Poesias, que abrange todos os níveis escolares.

  Portanto, não se pode negar que a Academia Araçatubense de Letras cumpre o seu papel, procurando dar oportunidade de expressão a todo segmento de público. E os literatos locais nos brindam com seus escritos de intenso magneto e brilho, característico de pessoas que possuem o dom da doçura. São eternos aprendizes dos vocábulos e parecem ter nascidos predestinadas a encantar o mundo como as estrelas que rutilam na amplidão do infinito.



  Autoria:  Antenor Rosalino

  Imagem da internet

4 comentários:

  1. Parabéns à Academia Araçatubense de Letras por trabalho brilhante e humanizador, pois poesia é sentimento, é emoção e torna as pessoas mais humanas e sensíveis umas com as outras, como é o caso das pessoas que compões essa Academia e dão sua contribuição para a divulgação e perpetualidade da poesia nessa sociedade, na qual tem indivíduos carentes de sensibilidade, por isso o mundo está dessa forma individualista e materialista.
    Amei essa postagem, beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo sobre o significado da poesia em nossas vidas, Lucia. E lhe agradeço muito pela apreciação ao contexto, a qual muito me honra. Beijo terno e ótimo fim de semana.

      Excluir
  2. Olá amigo Antenor,
    Parabéns ao idealizador da ideia, expandir o conhecimento pela Literatura através de eventos poéticos é um ato de amor à poesia, o caminho que atrai leitores e simpatizantes a se juntarem na comunidade formando um grupo coeso de poetas, criando a possibilidade de descobrir novos talentos através de concursos.

    PS: e se houver concursos abertos ao público geral eu gostaria de participar.

    Um terno e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço-lhe em nome dos idealizadores desses projetos, sem dúvida, de vital importância para a preservação da literatura e descoberta de novos talentos, Dinapoetisadapaz. Conforme citado acima anualmente é realizado o Concurso Nacional de Poesias Osmair Zanardi. A divulgação é feita como os demais concursos nacionais. Fraternal abraço.

      Excluir