domingo, 10 de maio de 2015

OPORTUNIDADES ESTUDANTIS




                                             


   Não se pode negar que a educação no Brasil carece de bem mais investimentos em todos os ângulos. Essa carência sugere, principalmente, cursos de atualização e preparação dos professores, visando a melhor adequação dos mesmos aos inúmeros desafios e dificuldades que terão na implantação da melhor didática escolar.
  A arte de ensinar, por si só, é a alavanca que move o mundo, mas, para que o mundo se mova em ideias e construtos humanitários e promissores rumo ao almejado desenvolvimento pleno, é preciso que haja a contínua preocupação com essas atualizações, concomitantes a salários satisfatórios.
  O que desejo discorrer aqui, entretanto, não é sobre essas pontuações que apenas reforçam e fazem coro com a sensatez daqueles que veem na educação o único caminho capaz de reconstruir o homem e o mundo, o que, aliás, é incontestável, mas para as reais possibilidades que vislumbram para que todos os jovens realizem o sonho universitário.
  Notadamente, assim como não se pode negar a necessidade de investimentos no contexto educacional, é inegável também que são muito satisfatórios os financiamentos governamentais concedidos àqueles que desejam cursar uma faculdade. Isso deve ser reconhecido. Além disso, há os cursos de graduação que podem ser feitos à distância, e o que é de suma importância, esses cursos são devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.
  É também, da mais relevante importância os polos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que se propagam por todo o país onde os estudantes também podem prestar vestibular e, se aprovado, poderá fazer o curso de sua preferência ministrado por qualquer grande universidade do país no polo escolhido, sem se comprometer com financiamentos.
  Somam-se a isso o Programa Escola da Família, em que o aluno presta serviços nos fins de semana em alguma instituição de ensino e, com isso, paga os custos de seus estudos.
  Com tantas oportunidades que se abrem aos interessados em continuar seus estudos, pode-se concluir que, em nossos dias atuais, só não estuda mesmo quem não quer, ou quando as circunstâncias são extremamente desfavoráveis.
  É oportuno dizer que, todo país que visa aprofundar-se no conhecimento, o estudo e as pesquisas são continuados. Sendo assim, o estudo e as pesquisas caracterizam-se como algo substancial para a vida toda, independentemente de idade.
  As facilidades citadas para o ingresso à faculdade somadas a um dinâmico ensinamento com a introdução de cursos de capacitação para os professores, remete à premente necessidade da orientação e aconselhamento dos pais no sentido de alertar os filhos para a verdade intrínseca e irrefutável do imortal Monteiro Lobato em sua máxima: “Um país se faz com homens e livros”.



Autoria  Antenor Rosalino

imagem da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário