sábado, 7 de março de 2015

A BELEZA FUNDAMENTAL

                             
                                                              
                                               


  Há muito tempo, já dizia Vinícius de Moraes: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Ouso dizer que discordo, em parte, do imortal poeta nesta afirmativa. Ora, se a beleza física é algo que desvanece tão rapidamente no transcorrer do tempo, tal fundamento perde muito de valor.
  Não há dúvida de que, no fulgor da mocidade, a beleza corpórea arrebata corações, mas, todo este atrativo jovial também se esvai como um meteoro a cair, e o que fica, na verdade, são as virtudes e, principalmente, o caráter de cada um.
   Não são raros os casos de amores que começam de maneira desesperada, intempestiva, motivados apenas pelas aparências e, num breve período de tempo, se desfazem com o mesmo desespero quando o caráter é posto à prova.
   Por outro lado, muitos são os casos também de relacionamentos afáveis de amizade sincera onde a beleza física não tem tanta importância; fica num segundo plano, e, pouco a pouco, o zelo e o respeito mútuo fazem com que a amizade se transforme em amor e este sim, se faz eterno, principalmente, quando permisto com outros predicados essenciais.
   Portanto, analogamente à idade física que pouco ou nada significa, a beleza corpórea também nada representa diante da beleza espiritual, baseada em coerentes e belas ações, o que torna a pessoa repleta de misterioso encantamento.
  A amizade é o sentimento que requer maior cuidado, pois é através das amizades que descobrimos desde muito cedo a nossa verdadeira identidade, o nosso verdadeiro ser transcendental, pois não nos importa a beleza física do amigo ou da amiga.
   Mais importante do que fazer amizades é o cultivo dos amigos, é mantê-los ao longo de nossa vida. E se somos capazes da manutenção de boas amizades que nos influenciam sempre mais positivamente, podemos concluir que temos também algo de bom em nosso âmago, tendo em vista que as amizades são conquistadas com atitudes morais relevantes, solidariedade e, quando necessário, palavras de incentivo, apoio e carinho. Não há, sobretudo, preocupações com a beleza exterior.
  É sempre bom lembrar, que, sendo o caráter, o fundamento maior de um bom relacionamento, a sinceridade permeia esses laços afetivos e, em caso de justificar-se alguma advertência, temos a obrigação, na qualidade de amigos, de mostrar a conduta falha de nossas amizades, o que deve ser feito, obviamente, com a firmeza devida, mas com esmero, clareza e fineza de trato.
  Muitas vezes deixamos escapar algumas boas amizades por razões contrárias à nossa vontade. Nós nos afastamos ou o amigo se afasta por motivos não explicados ou por falta de maior compreensão de uma ou de ambas as partes. Não deixemos que tais circunstâncias sejam tão fortes a ponto de obstruir as raízes plantadas por esses laços e sejamos sempre iluminados pelas centelhas principalmente espirituais das pessoas que amamos.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet






Nenhum comentário:

Postar um comentário