sexta-feira, 8 de agosto de 2014

LIÇÕES DAS ÁGUAS


                                 
                                                                       
                                              


  Assim como os ventos arrolam as folhas e flores fenecidas nas paisagens, as águas pluviais aumentam o volume dos rios, mares e cachoeiras que nos encantam com seus fantásticos espetáculos naturais.
  Observando a transposição das águas vencendo obstáculos em veredas íngremes, é notório que, quanto mais surgem os empecilhos, mais e mais as águas nos apresentam translúcidas em suas luminescências e seguem os seus percursos de modo tão resoluto e contínuo, que demonstram até mesmo, indiferença às intempéries, aos muitos e penosos obstáculos a serem transportados até o seu destino final, na imensidão dos mares, quando mesmo assim, continuam serenas e tranquilas a nos exemplar na amplidão.
  A meu ver, podemos, com este espetáculo magnífico da natureza, tirar lições e fazermos uma analogia com os grandes feitos da humanidade que somente são conseguidos e se projetam para o mundo com fulgor, após muitas lutas e esforços para que as adversidades sejam vencidas.
  As cachoeiras vencem obstáculos e as águas saltam em cascatas que maravilham o mundo. Do mesmo modo, as grandes mentes em sua persistência arrebatadora deixam legados que fazem histórias e se imortalizam pelo tempo na memória universal.
  Imaginemos como seria o mundo desde os primórdios tempos da humanidade, se não tivessem surgido mentes dotadas dos ideais iluminados da perseverança. Não é difícil concluirmos que seríamos desprovidos em nossos dias atuais de todas as fantásticas invenções que fazem com que possamos viver com muito mais conforto, que observemos a vida e a natureza de forma bem mais abrangente e desfrutemos de toda ou quase toda a abundância de tudo que permeia o nosso viver terreno.
  Um dos fatores mais relevantes que podemos atribuir à não desistência e à sublime busca no sentido de beneficiar a humanidade, é o trabalho silencioso e de introspectiva abnegação dos escritores. Estas mentes pensantes em todos os gêneros: científicos, didáticos, literários e poéticos, são despojadas de egoísmos e diferem dos mercenários que vivem em função do lucro.
  Os escritores em todos os tempos sempre tiveram como o seu bem maior, buscar incansavelmente nos profundos abissos da memória, ideais iluminados que possam fazer com que as pessoas reflitam, repensem suas vidas, aprendam a buscar iniciativas dinâmicas nas diversas áreas de conhecimento e nunca desanimem de seus projetos de vida, desde que, é óbvio, sejam destinados para o bem comum.
  A perseverança destes seres que muitas vezes nos parecem estranhos, absortos no seu mundo de pensares elevados, tal como as águas indiferentes ao circunspeto, seguem o seu percurso deixando ideias no mundo que fazem o homem pensar. E assim, assimilados pelos buscadores de progresso que nunca desanimam dos seus objetivos é que o homem diferencia dos animais, não só em se tratando de inteligência, mas, sobretudo, no sentido de saber aproveitar pelo menos parcialmente essa inteligência, e o resultado desse abnegado e nunca postergado esforço salta-nos aos olhos a todo instante, com os incríveis avanços científicos, tecnológicos e no modo de vida das pessoas de um modo geral, fazendo com que o ser humano tenha sempre mais possibilidades de assemelhar-se aos deuses e à luminescência das águas em seus acrobáticos contornos às adversidades rumo ao seu destino final.



Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário