sexta-feira, 12 de julho de 2024

SÚPLICA

 

                              

                       

                      Pulsa, coração!

                      Mesmo sem o vigor colorido

                      De outrora, pulsa.

                      Não paralise agora o alicerce

                      Do meu construto mental.

 

                      Sei que deverás deixar-me

                      E a libertação da minha alma,

                      Sorrateiramente, se aproxima.

                      Peço-te, porém, um pouco mais

                      Do teu abnegado labor,

                      Para que o meu projeto final

                      De vida seja concluído.

 

                      Posso jurar-te, coração:

                      Não temo a morte.

                      Faço apenas um apelo,

                      Que encerra o meu propósito

                      De reparar, ao menos,

                      Diminuta parte dos meus erros,

                      E disseminar todo o meu amor

                      Aos meus semelhantes,

                      Antes que seja tarde demais.

 

                      Que o último círculo

                      Do meu sangue coincida com

                      O desabrochar de mentes

                      Mais humanas e fraternas,

                      Num mundo onde as perdas e a dor

                      Deem lugar a sorrisos inocentes

                      E atos imortais.

 

                                              Antenor Rosalino

 

8 comentários:

  1. Poema a merecer uma só palavra: BRILHANTE.
    .
    Saudações amigas. Domingo feliz.
    .
    Poema: “ Lágrimas de Amor “
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com meus cumprimentos muito lhe agradeço
      pelo gentil e incentivador comentário, Ryk@ardo.
      Proveitoso domingo para você também.
      Saudações poéticas.

      Excluir
  2. Olá, amigo Antenor, ontem deixei aqui, nesse belo poema, meu comentário, dê uma olhada no 'spam', na página interna dos comentários, clicando na setinha, pode ser que esteja lá.
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado Pedro Luso.
      Não encontrei o comentário citado, mas, mesmo
      assim, muito lhe agradeço pela generosidade.
      Forte abraço, meu amigo.

      Excluir
  3. Meu amigo Antenor,
    esse poema é belíssimo, mesmo assim é de uma tristeza
    muito tocante, mostra a beleza e a grandeza do coração do poeta que o escreveu.
    As tristezas, as emoções em poesia são muito tocantes, emocionam muito.
    Parabéns pela grande sensibilidade, querido amigo.
    Uma boa semana, saúde, paz e esperança.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Tais,
      Fico profundamente grato pela suas palavras incentivadoras e de apreciação ao poema que fiz num desses momentos em que alguns sentimentos soturnos invadem a alma.
      É meu desejo que sua vida seja repleta de alegrias. Tenha uma ótima semana você também.
      Terno abraço.

      Excluir
  4. Olá, meu amigo Antenor,
    Essa é a segunda leitura que faço deste seu excelente poema.
    Após a minha primeira leitura do poema, fiz o meu comentário sobre a qualidade do poema, cujo tema toca a todos nós, vulneráveis que somos.
    No seu poema, caro poeta e amigo Antenor, vê-se da sua preocupação em contribuir para que haja harmonia no nosso país. Preocupações essas muito próprias dos poetas, sensíveis que são, e preocupados com seus semelhantes.
    Desejo ao nobre poeta Antenor muita saúde e muita paz.
    Votos de uma ótima semana.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo e poeta Pedro Luso,
      Meus agradecimentos por sua apreciação e incentivo sempre presentes aos meus escritos.
      Sim. meu amigo, não são raras as vezes em que me ponho a pensar sobre o quanto a nossa gente seria
      feliz se não houvesse tanto egoísmo e todos buscassem cada vez mais as vinhas do bem para as quais fomos criados. Evidentemente, em vista dos seus elevados predicados e sensibilidade poética, esse também é o desejo que se faz latente no seu âmago.
      o seu desejo.
      Obrigado sempre e que seus dias sejam abençoados e felizes.
      Grande e fraterno abraço.

      Excluir