sexta-feira, 13 de outubro de 2023

CICLOS ETERNOS

 


O transcorrer das nossas vidas

assemelha-se ao movimento contínuo

de uma roda gigante, sempre a rodar.

 

Ora estamos em estado sublimar,

vivenciando momentos felizes

num mundo harmônico de flores e sonhos,

outras vezes deparamo-nos, taciturnos,

com adversidades e experiências que

manifestam-se em lágrimas de desencantos,

causadoras de dor ao coração.

 

De modo análogo, as nossas células

vivas de hoje se enfraquecem e morrem,

dando lugar a outras células

no florescente amanhã!

 

Saibamos, pois, que alegrias e tristezas

fazem parte da vida, e, mesmo contando

cem anos ou mais, de idade cronológica,

esta não nos importa, mas sim,

a idade espiritual.

 

E como as árvores frondosas morrem

e suas sementes germinam eternamente,

assim também, morreremos algum dia,

porém, nosso ser espiritual não perece,

e como as águas calmas de um rio que passa:

vive sua vida eterna.

 

                           Antenor Rosalino

 

9 comentários:

  1. Olá, amigo Antenor, hoje a inspiração está excelente, bate num lado vulnerável, próprio dos humanos. Lógico que há pessoas mais fortes que outras, aguentam melhor essa roda gigante que uma hora está em cima, outra lá embaixo, conforme os "ares", mas sempre nos afetam. Muitas vezes, damos atenção demais para coisas que não merecem, que são irrelevantes, e isso nos desestabiliza, perdemos a firmeza, o controle. Se uma queda servir para melhorarmos, ótimo! E o maravilhoso é quando conseguimos reter essas instabilidades que muitas vezes vem "de fora" e nos entristece.
    É o que digo, querido amigo, vamos aprendendo a vida inteira, e nunca estaremos prontos. Adorei a reflexão em forma poética! Um feliz fim de semana, muita paz nesse período conturbado dessa triste Guerra lá Oriente Médio.
    Grande abraço daqui do Sul e meus aplausos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Tais.
      O seu belíssimo comentário enfoca, sobejamente, o quanto estamos expostos às nuances da vida que nos leva aos momentos de plena harmonia, mas também de inevitáveis perdas e dores. Chamou-me a atenção a sua ponderação sobre a possibilidade de aprendermos com as "pedras quando essas nos ajudam a melhorarmos". Acredito nisso, minha amiga. É profundo e belo o seu pensar!
      Meus agradecimentos e fiquemos na torcida para que os intermináveis conflitos no Oriente Médio sejam, por fim, encerrados com acordos sensatos e definitivos de paz.
      Receba meu abraço desde o sudeste paulista, e tenha também um fim de semana feliz.

      Excluir
  2. Olá, meu caro amigo Antenor, meus aplausos sinceros
    ao ilustre poeta, Antenor Rosalino, filho do Estado de São Paulo, se não estiver enganado, que criou esta obra poética com enfoque filosófico, que me levou a ler mais de uma vez o seu belo poema.
    Meus votos de que o amigo poeta continue nesse magno labor, para satisfação de seus amigos e leitores.
    Meus votos de um ótimo final de semana, com saúde e felicidade.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro.
      Muito obrigado pelo gentil comentário.
      De fato, sou natural de Araçatuba, que fica à noroeste do Está de São Paulo.
      Não posso negar que a poesia, para mim, é visceral. Está presente em muitos instantes de minha vida e tenho o maior prazer de compartilhar com as pessoas este meu sentir. Aliás, pelos teus belos e sensoriais escritos o mesmo se dá contigo também e te parabenizo por isto.
      Que o fim de semana seja-te também promissor e feliz.
      Caloroso abraço, meu caro amigo.

      Excluir
    2. Corrigindo: Araçatuba fica à noroeste do Estado de São Paulo.

      Excluir
  3. Boa tarde, Antenor!
    É verdade. A vida tem momentos bem felizes e outros menos felizes, mas há que saber ultrapassá-los.
    Por vezes, não sabemos como, mas o tempo é mestre.
    Gostei muito de sua escrita e das reflexões que nela expõe.
    Abraços e lindos dias Primaveris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caríssima Céu.
      Também gostei muito da sua assertiva clara e objetiva de que "... o tempo é mestre", e da premente "necessidade de sabedoria para ultrapassar os obstáculos ".
      Fico-lhe muito grato por tão gentil comentário e lhe desejo, igualmente, abençoados dias de contentamento e paz.
      Cordial e fraterno abraço.

      Excluir
  4. Oi, querido Antenor!
    A mais pura verdade, a vida é feita de ciclos, mas tanto de um jeito quanto de outro nós temos o tempo como o senhor da razão. Achei linda a forma como você descreveu esses dois polos.
    Beijo, beijo.
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, She.
      Profunda e bela é a sua percepção sobre o transcorrer do tempo que, apesar dos enigmas da vida, oferece-nos oportunidades de aprendizagem para que possamos viver cada fase da existência com sensatez e galhardia.
      Muito obrigado pelo gentil comentário; tenha dias felizes e fique com meu terno abraço.

      Excluir