sexta-feira, 10 de abril de 2015


                                                          
                                       

                                    
                                    A IMAGEM QUE FICOU


  A manhã descortinava-se com raro esplendor! Os alunos do colégio Dom Bosco dirigiam-se alegremente para presenciarem a missa campal tão efusivamente esperada pela imensa legião de devotos.
  Na entrada do colégio, as denodadas professoras já aguardavam os alunos, os quais, pouco a pouco foram chegando e agrupando-se cada qual em sua classe.
Compostas as classes, os alunos ouviram atentos as recomendações para se comportarem disciplinarmente no transcorrer da Santa Missa. O cenário afigurava-se convidativo no doce frescor da manhã outonal.
  Um pouco distante do altar, já devidamente ornamentado, havia uma pequena escadaria onde alguns alunos ali subiram para melhor presenciarem o ritual. A imensa multidão formava um mar humano. Assim, devido a tanta gente buscando um melhor local, certas confusões começaram a surgir em alguns locais.
   Os alunos postados na escadaria, não suportando o desconfortável aperto em decorrência da disputa por melhores ângulos de visão, também começaram a exteriorizar descontentamentos, dando início a violentos empurrões.
    Mesmo em meio aos tumultos, o padre iniciou a missa, e antes mesmo de terminar a sua saudação inicial, um empurrão mais forte na escadaria fez com que os alunos fossem quase caindo, um por cima do outro, com os mais fortes, obviamente sendo favorecidos.
    Neste impasse, Antonio Carlos, um aluno franzino que ali estava - para melhor se proteger -, empurrou fortemente com as duas mãos, um coleguinha que estava à sua frente. Ao sentir o impacto nas costas, o pobre garoto que também era franzino, despencou-se da escadaria, e veio bater a cabeça no chão, numa queda de aproximadamente dois metros de altura. Ao ver acena estarrecedora, Antonio Carlos, deu-se conta da extrema gravidade do seu ato e assim, nervoso e apreensivo, não mais prestou atenção ao circunspecto, o seu pensamento fixou-se apenas naquela cena aterrorizante e nas consequências que poderiam advir do seu ato impensado.
    Com o pensamento tomado até mesmo por alucinações em sua inocência de criança, repentinamente observou uma senhora passar chorando, com o rosto lívido e desesperado, trazendo no colo o pobre garoto vitimado por aquela queda nefasta.  A imagem de desespero e dor marcou profundamente Antonio Carlos por toda a sua vida.
    Finda a missa, Antonio Carlos voltou para casa diferente, cabisbaixo e taciturno. A lembrança do triste episódio nunca o abandonou. Não contou para ninguém o ocorrido. Só depois de longos anos confidenciou o caso à esposa e ainda sonha com a cena que o faz despertar com indizível angústia, na ânsia de saber o que teria ocorrido com o coleguinha. Teria morrido ou ficado com alguma sequela?
   A inquietude angustiante do segredo ainda aflige e persegue a alma de Antonio Carlos que traz no coração apenas a certeza de que nunca haverá resposta para a sua pesarosa indagação.




Autoria:  Antenor Rosalino

Imagem da internet

















2 comentários:

  1. É, ficam tantas perguntas ao longo da estrada.Lindo seu Blog parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo muitas as interrogações aladas pelo ocaso, Maria Aparecida. Muito obrigado, amiga, pela gentil visita.

      Excluir