terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DIVERSIDADE POÉTICA



                                                           



  Tendo voltado o meu pensar às diversas fases literárias vivenciadas pela humanidade, principalmente no que diz respeito à poesia, detive-me na comprovação de que os poetas não só enfeitam o mundo utilizando abstratismos, fazendo com que sonhos estelares e paradisíacos encantem nossos olhos como uma realidade presente, mas também, são criadores de formas e estilos poéticos.
   Há longos anos, venho acompanhando e, por vezes, interagindo com poetas renomados ou não, em sites destinados a pessoas afins e fico encantado com o destino que os mesmos dão aos vocábulos. Os poetas brincam com as palavras a ponto de sua lide imaginativa buscar várias combinações de rimas nas estrofes.
  Esse processo criativo torna-se ainda mais admirável quando procuram usar a mesma métrica e, às vezes, fazem versos sem utilizar determinada letra do alfabeto. Há ainda aqueles que preferem não colocar pontuação alguma em suas poesias...
  Outro exemplo: ao ter a honrosa oportunidade de fazer alguns duetos com a exímia poetisa e escritora Luiza De Marillac Bessa Luna Michel, isso fez com que eu notasse maiores características de sua forma de escrever. Essa poetisa escreve o início de todas as palavras de suas poesias com letras maiúsculas e assim, a exuberância lírica do seu versejar ganha destaque e maior brilho com essa inventividade poética. Tais devaneios e capacidade lingüística desses seres iluminados que são os poetas e poetisas os tornam eternos aprendizes dos vocábulos.
   Particularmente, admiro muito isso, talvez pelo fato de ter sido influenciado pelos maravilhosos escritos do Parnasianismo. Essa é a época que mais gosto no campo da poesia, pois os poetas de então buscavam formas encantadoras de abstratismos e metáforas com ênfase para os sonetos tão bem rimados e metrificados.
    Os parnasianos, liderados, no Brasil, pela admirável tríade dos imortais poetas Olavo Bilac, Raimundo Corrêa e Alberto de Oliveira tinham como lema: “a arte pela arte”, e encantavam o mundo por primarem pelo perfeccionismo.
  Embora eu tenha elaborado alguns poemas metrificados, não é sempre que os faço, mas a minha atenção foi despertada desde muito cedo pela beleza das formas, o rigor às métricas e à estética que prevalecem, com destaque em temas clássicos, muitos dos quais, ligados à mitologia, cujo processo criativo era a tônica dos poetas parnasianos.
  Outro detalhe curioso é que cada poeta, embora tenha sido influenciado por algum outro poeta ou estilo poético, tem a sua característica própria o seu modo pessoal de debruçar em seus devaneios e passar para o papel aquilo que vê e sente.

   Assim, o fascinante mundo da poesia com seus variáveis estilos perpetua pelos tempos nos corações sensíveis, fazendo a imaginação voar em eldorado de sonhos como um escudo invisível contra os artifícios do mal, tanto na acalentura do sol quanto no magneto do plenilúnio sob o céu azul estrelado


                                                               Antenor Rosalino


4 comentários:

  1. Os poetas são uns "mentirosos"
    Quando escrevem poesia
    Se calhar talvez uns vaidosos
    Sendo a mentira, verdades sem dia
    ..............................
    .
    Poema: * Amor ... ou castigo do coração? *
    .
    Deixando votos de um dia muito feliz
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gil Antonio, os poetas são vistos como estranhos seres porque buscam trazer para a realidade presente coisas belas inexistentes, mas enfeitam o mundo com seus devaneios de ilusão e até de mentiras. Obrigado por comentar e terei o maior prazer de ler em seu blog o poema indicado. Felicidades a você também amigo.

      Excluir
  2. Belo e instigante texto. Pois muitas as vezes poesia são estados de alma, outras apenas sussurros da mente :))

    Hoje:- Degustação em universo sagaz
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Quarta-Feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus agradecimentos, Larissa por esse seu valioso comentário. Penso igual a você, amiga. A poesia provém de alguma percepção que toca de forma mais profunda as nossas vísceras. Grande e fraterno abraço.

      Excluir